Exposição dos “50 anos da Acisb” pode ser vista no Tivoli

A exposição \"50 anos da Acisb\" foi aberta na manhã de ontem no Tivoli Shopping. Os painéis contendo 173 fotos dos principais momentos da entidade podem ser apreciados pelos visitantes até o dia 03 de agosto, na entrada A do empreendimento (em frente a loja C&A).

 

\"No ano do cinquentenário, a gente procurou mostrar nas fotos um pouco do que já foi feito pela entidade, como a primeira reunião, o primeiro presidente, e isso é importante para nossa história, dando muito valor ao que já foi feito. Hoje a entidade é forte e entendemos que esse trabalho vem de antes\", disse o presidente da Acisb (Associação Comercial e Industrial de Santa Bárbara d\'Oeste), João Batista de Paula Rodrigues.

 

Para o superintendente do Tivoli, Roberto Pereira, que assumiu recentemente, a integração entre o empreendimento e a associação é importante. \"A nossa expectativa é que cada dia mais a gente possa fazer essa aproximação\", disse.

 

A exposição foi organizada pelo historiador Antonio Carlos Angolini com layout de Lucas Furlan Ribeiro e apoio da Fundação Romi. Em relação ao trabalho realizado, o historiador comentou que a maior dificuldade foi coletar informações sobre as imagens retratadas.

 

“A Acisb tem um acervo guardado e infelizmente sem tantas observações. Nós fomos garimpando para descobrir o que era e quando encontrávamos uma data, através da imprensa escrita, nós conseguíamos identificar o assunto e montamos a exposição. Inclusive, quando a Acisb começou em 1964, o pessoal não tinha muito o costume de registrar e quando registrava, não escrevia. As dificuldades que encontramos quando montamos uma exposição é sempre essa, identificar pessoas, motivos, o que, quando e onde. É preciso acostumar a anotar. Tenho repetido que quando montei essa exposição, não estava preocupado com a mostra do cinqüentenário, mas com a exposição do centenário, já organizando um arquivo para deixar tudo anotado”.

 

A exposição tem entrada gratuita e está aberta nos horários de funcionamento do shopping. De segunda-feira a sábado, das 10h às 22h. E aos domingos e feriados, das 12h às 20h.

 

A Acisb oferece apoio às 1.200 empresas associadas, com uma central de informações do SCPC, sendo o maior banco de dados da América Latina, campanhas promocionais, cursos, palestras, convênio com faculdade e plano de saúde.

 

As comemorações dos 50 anos tiveram inicio em março, na sede da entidade, à Rua Duque de Caxias, 490, na região central. Na oportunidade a mostra foi aberta pela primeira vez e ainda contou com a presença dos ex-presidentes Jose Ribamar Marques de Moraes Rego (Zé Rego), Clodoaldo Fracassi, Sebastião Adail Ribeiro, Sebastião de Paula Rodrigues, Eva Jurema Caetano de Lima, Jose Sebastião de Souza, Hector Antonio Fernandes e José do Carmo Freitas.

 

Já em junho, um evento na Fundação Romi deu seqüência às comemorações e homenageou ex-presidentes e ex-diretores. A solenidade foi conduzida pelo atual presidente João Batista de Paula Rodrigues e prestigiada pelo ex-diretor e atual prefeito, Dênis Andia, além de vereadores e familiares dos homenageados.