Baixa umidade do ar ameniza com chuvas e chegada de frente fria

 

A umidade relativa do ar, que estava por volta dos 30% nesta semana, deve amenizar com as chuvas que começaram a ocorrer em Santa Bárbara d’Oeste.  De acordo com o DAE (Departamento de Água e Esgoto) as chuvas que ocorrerão até segunda-feira, não serão suficientes para suprir a reserva das represas. 

 

O DAE registrou, nesta quinta-feira, 15, 2 milímetros de chuvas na cidade. Com a estiagem ocorrendo até o dia 30 de setembro, o clima chuvoso irá contribuir para a qualidade do ar e possivelmente diminuir o índice de focos de incêndio na cidade, que já chega a 106 no balanço trimestral da Defesa Civil.

 

O município já registrou o menor índice de umidade relativa do ar registrado de 21% no mês de julho (dias 1 e 23) e 24% nos meses de maio e junho. O estado de atenção varia de 21% a 30% de umidade. Já o de alerta dispara entre 13% e 20%. No estado de emergência, com 12% ou menos de umidade do ar, o clima se assemelha ao de um deserto.

 

Segundo o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) a previsão nos próximos dias será de chuvas ocasionais em toda a região, devido a atuação de uma frente fria. No domingo e segunda-feira o céu estará parcialmente nublado. 

 

As temperaturas estarão baixas variando de 20C máxima e mínima de 13C na próxima madrugada. Com a umidade relativa do ar elevada, haverá possibilidade de formação de nevoeiros nas primeiras horas do dia e ventos fracos a moderados, de Norte passando a sudeste, frio, no fim de semana.

 

O órgão explica que no final de semana serão chuvas mais fracas, apesar de a nebulosidade estar ainda acentuada, sem aqueles dias de céu claro e ensolarado. Haverá também uma queda brusca nas temperaturas, com máxima prevista para 18 graus e, mínimas, entre 11 e 12 graus.