Com inovações, começa o treinamento de mesários

Cerca de 200 mesários e presidentes de mesa receptora de votos participaram, ontem, no final da tarde, no Anfiteatro Municipal “Detinha Dagnoni”, da primeira etapa de treinamento ministrado pelo Cartório Eleitoral visando às eleições de outubro. O juiz eleitoral, Thiago Garcia Navarro Senne Chicarino, fez a abertura dando as boas vindas e agradecendo aos convocados e a chefe do Cartório, Arlene Grazzioli, com a equipe que atua no órgão, fez as explanações sobre todo o processo que envolve o pleito. 

Este ano, além do manual do mesário, vídeos e outros recursos disponibilizados pelo TRE-Tribunal Regional Eleitoral, os funcionários do Cartório de Santa Bárbara d’Oeste inovaram na forma de preparar os convocados para trabalhar na eleição, utilizando das artes cênicas para demonstrar diferentes situações que ocorrem durante o período de votação, que inicia às 8h e termina às 17h. Simularam o eleitor apressado que chega antes do horário estabelecido para o início da votação e assim mesmo quer votar; uma mãe com criança de colo que, dentro do horário, foi prontamente atendida. Casos comuns como fiscal de partido que normalmente acompanham de perto a votação, o eleitor que por algum problema na Justiça Eleitoral terá que se descolar ao Cartório; eleitor falando ao celular no local de votação e citando inclusive o nome do seu candidato; e outras situações comuns de ocorrer durante o processo eleitoral.

A fase de treinamento para mesários prossegue, no mesmo local, sempre a partir das 17h30. Mesários que fazem parte da mesa de justificativa terão treinamento dia 27. Já no dia 28 participará o grupo do apoio logístico (administradores de prédios). Dia 3 de setembro, às 16h, será a vez das diretoras e representantes das escolas que são locais de votação.