15 mil alunos de SB participam de avaliação de aprendizagem em processo

Mais de 15 mil alunos da rede estadual de ensino de Santa Bárbara d’Oeste vão participar, a partir desta semana, da Avaliação da Aprendizagem em Processo. Promovido pela Secretaria da Educação do Estado, o objetivo é diagnosticar as dificuldades de aprendizagem dos alunos.

 

A prova será aplicada esse ano para um grupo maior de estudantes sendo do 2º ano do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio. Até o ano passado, o exame era direcionado para alunos do 5º ano em diante. No total, 3,6 milhões de alunos terão os conhecimentos em matemática e língua portuguesa avaliados.

 

A avaliação é composta por dez questões objetivas e dissertativas de matemática, 10 questões de múltipla escola de língua portuguesa. Nos exames, os alunos também terão que produzir uma redação. Após a realização da prova, será feito um mapeamento individual das principais dificuldades enfrentadas pelos alunos em cada ciclo.

 

O intuito é traçar estratégias para diagnosticar os aspectos da aprendizagem daqueles que necessitam de atenção imediata. Todos os professores que aplicarão a avaliação recebem um manual chamado “Comentários e Recomendações Pedagógicas” que auxilia no diagnóstico e vai ajudar a traçar estratégias para recuperação após o resultado de cada aluno.

 

Segundo o secretário estadual de educação, Herman Voorwald, a objetivo da Avaliação de Aprendizagem em Processo não é dar nota para o desempenho nas provas. “A intenção é identificar a dificuldade para o acompanhamento de cada um dos estudantes”, diz o secretário.

 

Além da Avaliação da Aprendizagem em Processo, a Secretaria da Educação mantém outras ferramentas de avaliação constante dos 4 milhões de estudantes da rede. Bimestralmente, os alunos recebem boletim escolar de todas as disciplinas, que podem ser consultados pelos pais no Portal da Educação, e anualmente a Pasta aplica o Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo).