NEI abre período de matrículas 2015 a partir de setembro

A Fundação Romi de Santa Bárbara d’Oeste, abre, a partir do dia 1º de setembro, o período de matrículas para o Núcleo de Educação Integrada (NEI), escola regular em tempo integral. Ao todo, estão disponíveis 75 vagas para o 6º ano e 15 vagas para o 7º ano do Ensino Fundamental II. A partir de 2015, os novos ingressantes irão pagar uma mensalidade para custeio da infraestrutura e do corpo docente da instituição.

 

Depois de 21 anos da sua criação, como projeto em contra turno para estudantes da rede pública do município, o NEI passou a ser, neste ano, escola regular em tempo integral para alunos do 6º ao 9º ano. Com a principal mudança, sendo a mensalidade a partir de 2015, os estudantes que iniciaram no NEI até o ano passado terminarão seus estudos como bolsistas integrais até o 9º ano.

 

Para o ano letivo de 2015, 20% das vagas do 6º ano (15) serão destinadas, gratuitamente, aos candidatos aprovados no processo seletivo, que será realizado em 11 de outubro. Os interessados em participar da prova para bolsas integrais deverão fazer a inscrição de 1º a 20 de setembro, na secretaria da escola, das 8h às 16h, e terem renda familiar mensal per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

 

No NEI, o método de ensino é diferente e inovador, voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades de alunos do 6º ao 9º ano. Com uma metodologia participativa, o trabalho é desenvolvido em grupos, nos quais os participantes resolvem desafios criados pelos professores, nas diferentes áreas do conhecimento: Ciências, Filosofia, Português, Geografia, História, Educação Física, Expressão Corporal, Música, Inglês, Artes, Leitura, Interpretação, Matemática por meio de jogos e Lógica, Tecnologia da Informação e Comunicação e Português.

 

Segundo a superintendente da Fundação Romi, Márcia Ameriot, a metodologia do NEI mostra que a educação vai além do simples fornecimento de informações. O projeto comtempla estratégias didáticas que visam à formação integral do aluno nos seus aspectos culturais, sociais e éticos. “No Núcleo de Educação Integrada existe uma vontade comum de aprender para resolver desafios propostos pelos professores das 12 áreas de conhecimento do projeto pedagógico, que cria condições para que o aluno seja sujeito do conhecimento e exerça sua cidadania plena. Para isso, valorizamos a experiência significativa, a vivência, o lúdico, estimulando a autoestima, a capacidade de enfrentar desafios e aprender com erros e limitações, o trabalho em grupos e a corresponsabilidade”, ressalta.

 

“Nossa metodologia e forma de organizar tempo e espaço proporcionam a integração e a compreensão dos saberes de forma prazerosa. Valorizamos e incentivamos a expressão criativa do aluno em todas as áreas do conhecimento, seja de base curricular ou extracurricular, através de diversas práticas, nas quais o lúdico, a arte, o jogo, o diálogo e a exploração promovem o desenvolvimento da autonomia, socialização e o aprender a aprender”, explica a coordenadora pedagógica da Fundação Romi, Luciana Bueno Bruscagin.

 

Aos interessados em fazer a matrícula, a Fundação Romi disponibiliza um programa de descontos. Para mais informações, é só entrar em contato com a secretaria da escola pessoalmente ou pelo telefone (19) 3455 1553.