Folclore Paulista é tema do projeto “Um dia na Escola do Meu Filho”

 

 

As escolas estaduais de Santa Bárbara d’Oeste promoveram, mo último sábado, a segunda edição do projeto “Um dia na escola do meu filho”. O evento reuniu educadores, pais e alunos com atividades voltadas ao folclore paulista através do tema “Histórias e Lendas que nos Encantam”. A realização é da Escola da Família e das aulas de tempo integral.

 

A mãe do Kaian, Edilene Vitorino Santos foi prestigiar as atividades desenvolvidas pelo filho que estuda no 6º ano. “É muito importante a participação dos pais e eles ficam muito ansiosos por este dia, já que vamos prestigiar, não só os trabalhos desenvolvidos, mas as apresentações e todo o carinho oferecido pela escola neste dia especial”, destaca.

 

Na Escola Estadual Maria Guilhermina Lopes Fagundes – Magui, a personagem Emília, da obra “O Sítio do Picapau Amarelo”e o autor Monteiro Lobato foram os destaques dos trabalhos. “O folclore paulista foi o centro de todas as atividades desenvolvidas. Também falamos sobre a língua italiana importante para o folclore, exposição de trabalhos, sorteio de brindes efoi oferecido ainda um café da manhã especial”, disse a vice-diretora Maria Célia Schultz.

 

Cada unidade obteve autonomia para organizar um cronograma de atividades diferenciado, que inclui jogos cooperativos, brincadeiras, gincanas, feiras culturais, espetáculos e a apresentação de estruturas como Conselho da Escola, a Associação de Pais e Mestres e o Grêmio Escolar. O horário de funcionamento das escolas também variou entre às 9h até às 16h.

 

Na Escola Estadual Professor Inocêncio Maia, em cada sala de aula foi desenvolvido atividades voltadas às histórias e lendas do folclore. “Os alunos prepararam com auxílio dos professores diversas atividades como exposições de trabalhos recicláveis, oficinas de brinquedos folclóricos, cantinho da leitura, de arte e de jogos, além de oferecer uma deliciosa canjica e levar pra casa a receita do preparo”, afirma a coordenadora pedagógica Márcia Gomes da Silva.

 

Durante o evento também foi promovida a reunião de pais para debater o desempenho de crianças e jovens para que sejam traçadas estratégias que aprimorem a aprendizagem dos alunos. Nos encontros realizados, o principal foco dos debates foi o estímulo à leitura dentro e fora das escolas.

 

Na primeira edição de 2014, o tema central foi a participação das famílias no combate a um dos principais gatilhos dos conflitos escolares: o bullying. Durante todo o dia, as escolas foram orientadas a preparar atividades especiais, como palestras, visitas às dependências da unidade, exibição de filmes e gincanas.