Parque dos Ipês recebe atividades do “Agita Galera”

Santa Bárbara d’Oeste segue hoje com as atividades do programa “Agita Galera - Comunidade Ativa”. O “Pedala SBO” vai promover nesta sexta-feira, das 7h30 às 9h, no Parque dos Ipês diversas ações gratuitas voltadas a comunidade.  O objetivo é de incentivar a organização de eventos que promovam a prática de atividade física como promoção da saúde e qualidade de vida.

 

Durante todo o dia, servidores, estudantes e a comunidade em geral farão 30 minutos de atividades físicas, que incluem brincadeiras, jogos e diversas modalidades esportivas. O objetivo é combater o sedentarismo para prevenir doenças decorrentes do sobrepeso e da obesidade.

 

A iniciativa é do Governo do Estado de São Paulo instituído pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Saúde e CELAFISCS (Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física), promovida pelo NES (Núcleo de Educação em Saúde) do Município. Como parte da programação foram realizadas salas de espera ativa, palestras, atividades nas academias ao ar livre, gincanas, ginástica laboral, zumba, entre outras ações. 


O “Pedala SBO” vai promover atividades como “ensinando a pedalar” para todas as idades, oficina de como pedalar com segurança na cidade, utilização da bicicleta como meio de transporte envolve uma grande melhoria na saúde dos cidadãos, promovendo a inclusão social, minimizando custos de mobilidade, garantindo maior fluidez no trânsito, prezando pela conscientização e reduzindo os impactos no meio ambiente quanto à poluição, emissão de ruídos, redução da velocidade no trânsito, assim, proporcionando uma cidade mais segura e humana. Os participantes devem vir com suas bicicletas.


Segundo o coordenador do grupo, Eduardo Valle, terão outras atividades no Parque dos Ipês. “Compartilhar dicas e orientações para usuários do dia a dia, aqueles que desejam começar ou voltar a pedalar; direitos e deveres, dicas de segurança, comportamento do ciclista no trânsito, como sinalizar, respeito às leis de trânsito e circulação; auxiliar pessoas a realizarem seus deslocamentos”, disse.


A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou a semana de incentivo à prática de atividades físicas, ação que faz parte da adesão do município. Participaram das ações o NES (Núcleo de Educação em Saúde), as UBSs (Unidades Básicas de Saúde), Prontos Socorros, Centro de Especialidades Médicas, Vigilância em Saúde, Centro de Referência em Saúde da Mulher e CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) II. Participam das atividades os funcionários das unidades e a população interessada.