Umidade relativa do ar sobe e registra melhora

A umidade relativa do ar registrou aumento ontem após a chuva que caiu na cidade. Na tarde de segunda-feira, o índice era de 61% e na semana passada, os índices foram entre 30 e 20%. Hoje também pode chover em Santa Bárbara d’Oeste.

 

O ideal para a saúde é que o índice siga acima dos 60% e normalmente em dias secos, principalmente nas escolas, a orientação da Secretaria do Estado da Educação é que os alunos usem roupas leves, bebam água com frequência, optem por uma alimentação saudável e pratiquem exercícios moderadamente.

 

Estudantes da rede e educadores, principalmente os professores de educação física, sempre são orientados a realizarem as atividades no início da manhã ou no fim do dia, para evitar os horários mais afetados pelas baixas taxas de umidade, inferiores a 30%.

 

Outra recomendação para os docentes é que eles sempre devem fazer pausas durante as atividades físicas e reforçar junto aos alunos a importância da hidratação frequente. As aulas de educação física não precisam ser suspensas.

 

Os educadores podem desenvolver atividades físicas moderadas ou jogos de recreação. Os alunos também podem, por exemplo, realizar pesquisas sobre modalidades do esporte praticadas durante as aulas ou utilizar os jogos de tabuleiro, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela Equipe Curricular de Educação Física da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica da Secretaria.

 

Já a Secretaria Municipal de Educação informou que as crianças estão sendo orientadas através dos professores e monitores para se hidratarem durante o dia. “As atividades físicas externas são evitadas nos horários das 10 até as 16 horas. Sempre que possível é utilizada área coberta para pratica de atividades”.

 

A umidade relativa do ar abaixo de 40% é considerada estado de observação; entre 20 e 30%, estado de atenção; entre 12 e 20%, estado de alerta e abaixo de 12%, estado de emergência.

 

Com a umidade relativa do ar elevada e a falta de chuvas, aumentam os casos de incêndio. Desta maneira, desde maio, a Defesa Civil desenvolve a Operação Estiagem e entre as recomendações, evite jogar cigarros ou fósforos acessos às margens das rodovias, especialmente de carros em movimento; balões podem provocar acidentes aeronáuticos, incêndios florestais e são um perigo para refinarias e indústrias químicas. Soltar balão é crime. Lei 9.605.98; evite acender fogueiras; evite qualquer tipo de queimada e não faça queimadas próximo à rede elétrica.

 

Em caso de queimadas, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil pelos números 199 ou 3454-3075. O setor funciona na Rua da Agricultura, 3.500, no Distrito Industrial.

 

Entre domingo e a manhã de ontem, segundo o DAE, choveu em Santa Bárbara d’Oeste 12mm. De acordo com o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas a Agricultura), as chuvas ficam hoje concentradas no sul e nas demais áreas o céu variará de parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva à tarde.

Amanhã, as áreas de instabilidade se intensificarão com chuvas mais generalizadas e fortes. Quinta-feira com tempo nublado com chuvas e chuviscos no leste e pancadas isoladas e de pouco volume nas áreas mais continentais. Na sexta-feira, retornam as condições de sol para todas as regiões.