1ª Festa da Linguiça leva os barbarenses ao Sapezeiro

A 1ª Festa da Linguiça foi realizada no final de semana no bairro rural Santo Antonio do Sapezeiro e por muitos momentos, o espaço ficou pequeno devido ao público que compareceu. A estimativa do secretário de Cultura e Turismo, Eide Froner, é que aproximadamente 30 mil pessoas estiveram no evento, superando a expectativa inicial de 5 mil.

 

O maior público se concentrou nos shows principais, Craveiro e Cravinho no sábado e na apresentação de encerramento com Lourenço e Lourival no domingo. Embora a primeira apresentação tenha começado no horário previsto, às 20h, a população ficou até mais tarde na festividade.

 

Já no domingo, a população aproveitou para almoçar e ficar para o show principal lotando a área da Capela Santo Antonio do Sapezeiro. De acordo com o secretário de Cultura o evento se repetirá em 2015 e já faz parte do calendário oficial do município.

 

Como parte da programação, houve homenagem as pessoas que construíram a história do bairro, em especial, a aposentada Maria Dirce Martignago e Benedito dos Santos, o Dito Brás.

 

“A primeira edição foi batizada com a alegria do povo barbarense, além de pessoas de outras cidades como Pouso Alegre, Pereiras, Indaiatuba, Mombuca, Piracicaba, Americana, Capivari e Nova Odessa, entre outras. Conseguimos reforçar a tradição já existente no local. O evento foi aprovado pela Câmara Municipal e entrou no calendário oficial do município. Em 2015 teremos muito mais essa comemoração em prol das famílias de Santa Bárbara”, comentou Froner.

 

Já em relação a gastronomia, explorada pelos comerciantes do bairro, foram servidos, porção de linguiça, cuscuz de linguiça, lanche de linguiça com vinagrete, espetos variados, torresmo, batata frita, mandioca, polenta, doces, sorvetes e bebida.

 

Ney Martignago (Rancho da Linguiça), Cleiton Martim (Restaurante Santo Antonio) e Guitão Weissinger (Rancho do Guitão) se reúnem nesta semana para fazer uma avaliação final.

 

O bairro Santo Antonio do Sapezeiro localiza-se na Zona Sul de Santa Bárbara d´Oeste, à direita da Rodovia Américo Emílio Romi, no sentido Capivari. O acesso se dá pela estrada vicinal Vereador Saulo Fornazin por meio da qual se chega ao bairro. Sua distância do centro da cidade é de cerca de 10 km e é um dos bairros mais antigos do município, iniciado a partir da construção da primeira capela de Santo Antônio, em 1905.

 

No início do século XX, Francisco Antônio de Godoy e sua esposa Ana Murbach transferiram residência da área central da cidade para seu sítio e instalaram o primeiro armazém de secos e molhados, com bar, dando início ao comércio na localidade, bem como doaram uma área de terra para a construção de uma capela dedicada ao santo de devoção de Ana, que faleceu em 1904.

 

Com a construção de sua primeira capela de barrote e coberta de sapé, em 1905, a localidade foi batizada de Santo Antônio. Sapezeiro veio por causa da planta muito comum naquela localidade. A Capela de Santo Antônio motivou a construção de casarios ao seu redor e o bairro começou a crescer em população. Com o passar dos anos, a capela ficou pequena e houve a necessidade de sua ampliação.

 

Após a doação de mais um pedaço de terra pela família Godoy, a capela foi reconstruída, em 1915, em alvenaria. Em 1935, uma nova capela foi construída, maior, e com a colaboração da Usina Santa Bárbara, que fez a doação dos tijolos, levados pela via férrea “O Trenzinho da Usina”.

 

Anualmente é promovida na capela a tradicional festa religiosa em louvor ao Santo Padroeiro. Essa festa é realizada até hoje por uma comissão de festeiros do bairro e atrai pessoas de toda cidade e região.

 

O bairro Santo Antônio do Sapezeiro, ao longo dos anos, recebeu melhorias e se desenvolveu. Em 1966, recebeu o serviço de energia elétrica e, em 1998, a estrada de acesso foi asfaltada. O local foi ganhando fama, sendo conhecida como “Terra da Linguiça”, pois lá são produzidas e comercializadas as linguiças caseiras que atraem não só barbarenses, mas também pessoas de toda a região. O bairro, que preserva suas tradições, hoje transformou-se em ponto turístico.