APAE SB participa do II Fórum “Pessoa com Deficiência em Americana

A APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Santa Bárbara d’Oeste participa, hoje, do II Fórum “Pessoa com Deficiência - Além da lei de Cotas”, que acontece no Espaço Le Blanc, em Americana. O evento é em comemoração ao Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência, lembrado no dia 21 de setembro.

 

O evento debaterá, através de palestras com José Carlos do Carmo, Marta Gil e Luiza de Paula e apresentação de cases das empresas Natura, CIEE e Embraer, a importância da profissionalização e contratação da Pessoa com Deficiência e reforçará os princípios da ABRH-SP – Regional Campinas, que apoia o crescimento sustentado deste segmento populacional e sente a necessidade de investir em ética, cidadania, para alcançar a dignidade e a igualdade de oportunidade e condições. A Apae de Americana também fará uma apresentação cultural durante o fórum.

 

A segunda edição do Fórum é destinada a gestores, profissionais de RH, profissionais da saúde, advogados, administradores, empresas da região, empresários, autoridades locais e pessoas com interesse na causa com objetivo de discutir a inclusão com sustentabilidade e liberdade para o crescimento pessoal.

 

De acordo com a coordenadora da APAE de Santa Bárbara d’Oeste, Lídia Bigoto de Oliveira, representantes vão participar hoje do evento em Americana. “Nossa unidade já realizou, em agosto, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, no qual abordamos a prevenção, por isso não haverá um evento específico na nossa unidade”, afirma.

 

O evento realizado de 21 a 28 de agosto teve como objetivo alertar as pessoas que a prevenção ainda é a solução e que 70% das deficiências podem ser evitadas através de atitudes antes, durante e depois do nascimento.  A programação contou com distribuição de folders informativos em UBSs (Unidades Básicas de Saúde), escolas e clinicas, além da divulgação da campanha em rádios e jornais.

 

O Dia Nacional de Luta das Pessoas Deficientes foi instituído pelo movimento social em Encontro Nacional, em 1982, com todas as entidades nacionais. Foi escolhido o dia 21 de setembro pela proximidade com a primavera e o dia da árvore numa representação do nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições. A data foi oficializada através da Lei Federal nº 11.133, de 14 de julho de 2005. 

Esta data é comemorada e lembrada todos os anos desde então em todos os estados; serve de momento para refletir e buscar novos caminhos e como forma de divulgar as lutas por inclusão social. No Brasil, segundo o IBGE, 14,5%  da população tem algum tipo de deficiência (algo em torno de 24,5 milhões de pessoas). Os direitos dos deficientes estão garantidos na Constituição Federal de 1988 e o Brasil tem uma das legislações mais avançadas sobre os direitos das pessoas com deficiência.