Autor Luiz Puntel é atração amanhã na biblioteca Léo Sallum

O autor Luiz Puntel estará, amanhã, em Santa Bárbara d’Oeste em projeto desenvolvido no Centro Cultural e Biblioteca “Profº Léo Sallum. Para um bate-papo relembrando seus livros que marcaram a “Série VagaLume”, o escritor estará a partir das 14h30 na Biblioteca “Profº Léo Sallum” com o projeto “Viagem Literária”.

 

Mineiro nascido em Guaxupé, em 1949, Luiz Puntel mudou-se ainda adolescente para Ribeirão Preto, onde dirige a Oficina Literária Puntel. Graduado em Letras, dá aulas de português, literatura e comunicação verbal para vários públicos: crianças, jovens e adultos.

 

Seu primeiro livro foi a coletânea de crônicas e contos “Não aguento mais este regime”, publicado em 1978 pela Editora Ática. A temática do escritor envolve problemas sociais e procura mostrar as diferentes expressões culturais do povo brasileiro. Segundo Puntel, “escrever é conscientizar” e a literatura desenvolvida pelo autor pretende ajudar na formação de jovens cidadãos mais críticos e proativos.

 

Com diversos livros publicados pela série Vaga-Lume, da Editora Ática, já bateu a marca de três milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, com traduções para o japonês e o italiano. O escritor também é autor de uma coleção de livros didáticos para a Editora Atual, elaborados a quatro mãos, com a professora Fátima Chaguri.

 

Puntel aborda em seus livros os problemas sociais e procura mostrar as diferentes expressões culturais do povo brasileiro. Segundo Luiz Puntel, “escrever é conscientizar” e, para o autor, sua literatura deve ajudar na formação de jovens cidadãos mais críticos e proativos.

 

Em bate papo de aproximadamente duas horas, o autor participa do projeto “Viagem Literária” que tem como objetivo de desenvolver o prazer pela leitura e aproximação do público com o autor. Outra parte da programação em outubro ainda será divulgada pela Secretaria Estadual de Cultura.

 

A iniciativa mantida pela Secretaria de Estado da Cultura faz parte das ações para o fortalecimento do Sistema Estadual de Bibliotecas e visa promover a leitura entre os cidadãos paulistas e dinamizar as bibliotecas públicas municipais levando a programação até 80 cidades do Estado. Os convidados são autores consagrados e contadores de histórias de grande destaque na cena literária contemporânea para realizar bate-papos e contação de histórias.

 

Em 2014 cada cidade contemplada recebe atrações mensais divididas em módulos. O primeiro módulo será o de Contação de Histórias no dia 26 de agosto às 9h e às 14h30, na Biblioteca Central, com a presença da contadora Tininha Calazans com “Grimmistórias” - uma viagem ao reino encantado dos contos de Grimm. Essa contação apresenta recontos inspirados na obra preciosa dos irmãos Grimm.

 

O Viagem Literária é um dos programas da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo dedicados à valorização das bibliotecas públicas e ao estímulo à leitura. A Secretaria mantém, por meio da coordenação do Sistema de Bibliotecas Públicas e Comunitárias (SisEB), ações contínuas de atualização profissional e renovação de acervos, a exemplo de cursos de capacitação, periódicos e do Seminário Internacional de Bibliotecas, que acontece em novembro.