“Vaga Viva” tem 2ª edição neste sábado

Neste sábado (20/09), acontece a 2ª edição do “Vaga Viva”, na área central de Santa Bárbara. A realização é do Pedala SBO, que trabalha o incentivo, orientação e cultura da bicicleta. A proposta é transformar por algumas horas a vaga de veículos motorizados em espaço de convivência, de lazer e área verde.

 

O evento será realizado na Rua General Osório, nº 524 - 528 e 536, centro, das 7h às 13h,  com apoio da Associação Comercial e Industrial de Santa Bárbara (Acisb),  lojistas e da Secretaria  Municipal de Meio Ambiente.  “A ação tem como objetivo gerar uma reflexão sobre o uso atual do espaço urbano, cada vez mais dedicado aos automóveis, e assim proporcionar às pessoas que venham para o centro da cidade de bicicleta, caminhando, de ônibus para realizar suas compras, atividades do cotidiano, passeio, na área central da cidade”, segundo o Pedala SBO.

 

Em Setembro é comemorado também o mês do Pedestre. Haverá um espaço destinado as pessoas que passarem no local, compartilhar suas experiências. As crianças terão material disponível para fazer desenhos que remetem como elas querem a cidade em que vivem, e serão expostos no varal de ideias; Vídeos Institucionais e Educativos sobre o Ciclista no Trânsito, distribuição de Folhetos; Exposição de fotos que mostram os Brasileiros e suas Bicicletas, do Projeto Transite que percorre o Brasil, passou pelo município há um ano e está a caminho do Acre, além de muitas outras atividades e novidades.

 

“Os espaços públicos estão sendo ocupados a cada dia mais pelos veículos motorizados e as vias com dificuldades de alocar devidamente e ordenadamente os mesmos, tornado uma disputa intensa pelas vagas, assim, inviabilizando o uso de modo coletivo. Com aumento excessivo do tráfego, aumenta consideravelmente a insustentabilidade da cidade, ocasionando a elevação das temperaturas do ambiente urbano, tornando os espaços desconfortáveis, afastando o convívio entre as pessoas”, divulgou o Pedala SBO.

 

No sábado pela manhã, haverá ainda um Bicicletário disponível no local para que os interessados possam guardar sua bicicleta e poder circular tranquilamente pelas ruas do centro. Apenas levar um cadeado.

 

Bike Anjo RMC

 

Na oportunidade, os  Bike Anjo RMC estarão presentes compartilhando atividades com dicas e orientações para iniciar a Pedalar e apresentando - O que você pode fazer - para o dia 22 de setembro, no Dia Mundial sem Carro.

 

O Pedala SBO informa ainda que nessa  semana está acontecendo uma Mobilização Nacional e Internacional  na Semana da Mobilidade e a Comemoração da Semana Nacional do Trânsito, para que as pessoas possam participar, assim, contribuir para uma Cidade mais Segura e Humana. Basta que cada Cidadão ajude nesse desafio, adotando condutas que contribuam para que possamos mostrar que é possível promover a Mobilidade de forma saudável e coletiva.

 

A proposta é durante a Semana da Mobilidade, que as pessoas possam optar por meios de transporte, como : Coletivo, se deslocando à pé, de Bicicleta, Transporte público, de carona amiga, entre outros meios. O objetivo é Mobilizar: Órgãos Públicos, Ong´s, Empresas, Entidades de Classe, Instituições de Ensino. Envolva seus Colegas da Escola, Faculdade, Trabalho e até mesmo seu chefe. Se você optar por ir de bicicleta, segue dicas incríveis para o Dia Mundial Sem Carro !