Semana do Trânsito começa com orientações aos motoristas

A Semana Nacional de Trânsito 2014 foi aberta oficialmente ontem em Santa Bárbara d’Oeste e foi marcada por orientações aos condutores. A iniciativa organizada pela Sesetran (Secretaria de Segurança, Trânsito e Defesa Civil) segue até o dia 25 deste mês em diversos pontos da cidade.

 

A primeira atividade foi uma operação educativa realizada por agentes de Fiscalização de Trânsito, na Avenida Monte Castelo, em frente ao Paço Municipal, no sentido bairro/centro.

 

Alguns condutores não sabendo da proposta de distribuição dos panfletos e imaginando se tratar de uma blitz utilizaram como trajeto alternativo a Avenida Tiradentes. Já no entorno das praças Rio Branco e Coronel Luís Alves, os palhaços responsáveis pela intervenção artística e entrega dos panfletos em alguns casos eram ignorados.

 

O tema da Semana Nacional de Trânsito 2014 é “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Cidade para as pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre” e passou por aprovação do Contran (Conselho Nacional de Trânsito)

 

Hoje haverá uma operação educativa, das 9h às 11h, na Avenida Santa Bárbara (próximo à passagem inferior da Avenida Anhanguera) e intervenções artísticas com palhaços, das 10h às 12h e das 16h às 18h, no entorno das praças Rio Branco e Coronel Luís Alves.

 

Amanhã, a operação educativa, das 9h às 11h, será na região central, em vias compreendidas pelo estacionamento rotativo e ainda acontecerão as intervenções artísticas com os palhaços.

 

Na segunda-feira, operação educativa, das 9h às 11h, na Avenida Santa Bárbara e Rua do Ósmio (próximo ao Tivoli Shopping) e na terça-feira, ela será no mesmo horário, na Avenida dos Bandeirantes (próximo ao Sesi).

 

Para quarta-feira, o local escolhido para a operação educativa, das 9h às 11h, foi a Avenida Antonio Pedroso (próximo a EMEI Vanderlei Matarazzo) e das 8h às 11h, palestra sobre direção defensiva e preventiva no DAE (Departamento de Água e Esgoto).

Terminando a programação, na quinta-feira, operação educativa, das 9h às 11h, na Rua Graça Martins (próximo a Moto Snob); intervenções artísticas com palhaços, das 10h às 13h, no entorno das Praças Rio Branco e Coronel Luís Alves e palestra sobre direção defensiva e preventiva, das 8h às 11h, no DAE.

 

Para o secretário de Segurança, Trânsito e Defesa Civil, Rômulo Gobbi, a Semana do Trânsito tem como principal objetivo ampliar o que está disposto no Código Brasileiro de Trânsito.

 

“O código foi implantado em 1997 para melhorar a educação dos condutores de veículos. A semana vai ao encontro do que está disposto no código, ampliando o trabalho de conscientização dos motoristas no que se refere ao respeito com os pedestres e com os demais condutores, agindo de forma solidária”, afirmou.

 

Prevista na Lei 9.503, de 23 de setembro de 1997 – Código de Trânsito Brasileiro, a iniciativa tem a finalidade de conscientizar a sociedade, com vistas à internalização de valores que contribuam para a criação de um ambiente favorável ao atendimento de seu compromisso com a \"valorização da vida\" focando o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos.