Casas da Estação Cultural passam por revitalização

As casas que fazem parte do complexo da Estação Cultural de Santa Bárbara d’Oeste estão sendo revitalizadas. O investimento será de R$ 180.000,00, captados com incentivo fiscal através da Lei Rouanet de incentivo a cultura, com o patrocínio da Indústrias Romi e a Denso do Brasil.

 

Desde 2011, a Fundação Romi busca parceiros para revitalizar o conjunto arquitetônico das cinco casas dos antigos funcionários daEstação Ferroviária e, assim, permitir o seu uso por ONGs e instituições culturais da cidade. No início da semana, funcionários já trabalhavam na substituição dos telhados.

 

De acordo com informações da Fundação Romi, as obras fazem parte do programa de revitalização da antiga estação ferroviária de Santa Bárbara d\'Oeste, o qual já foram realizadas três etapas anteriores sendo a revitalização dos prédios históricos  (Estação e o Armazém); a construção do prédio anexo e a cobertura de ligação do conjunto arquitetônico do Centro Cultural e o paisagismo de todo entorno; a ocupação e aquisição do mobiliário e equipamentos daEstação Cultural e  agora a revitalização da casas dos antigos funcionários da Companhia Paulista de Estrada de Ferro.

 

Em 2007, a antiga Estação Ferroviária foi revitalizada pela Fundação Romi com apoio da Indústrias Romi, com verba proveniente de incentivo fiscal da Lei Rouanet (Lei 8313/91 - artigo 26) e investimentos próprios não incentivados, sendo depois transformada em um Centro Cultural.

 

A área é pertencente à Rede Ferroviária Federal, compreendendo os prédios da antiga estação ferroviária, do armazém e de moradias de antigos funcionários da FEPASA – Ferrovia Paulista S.A. . A incorporação da Fepasa à Rede Ferroviária Federal. Os trâmites foram formalizados em 1998. Os imóveis citados foram cedidos para uso da Fundação Romi, com sede e foro na cidade, através do termo de Cessão de Uso de Imóvel, assinado pelas partes em 2005.

 

Segundo a instituição, duas casas serão objeto da revitalização e já estão desocupadas. As outras três casas, ainda estão ocupadas pelos antigos funcionários da ferrovia. Os cuidados básicos referem-se à preservação das características fundamentais das edificações e do entorno e à segurança de toda a mão-de-obra envolvida, bem como ao entorno ao cumprimento das metas estabelecidas no cronograma aprovado.