Apae fará jantar para comemorar os 47 anos

A Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Santa Bárbara d’Oeste comemora em outubro 47 anos de fundação e para marcar a data, um jantar será realizado. Os convites já estão à venda e podem ser adquiridos na entidade, com funcionários e voluntários. 

 

O jantar será na sexta-feira, dia 24 de outubro, às 20h, no salão do Esporte Clube Barbarense. Na animação, a Banda Bem Brasil e no cardápio, torradas com patês, salada tropical, filé mignon ao molho de champignon, canelone três queijos, batata soutê e arroz branco, além de bem vividos de sobremesa e café e petit four.

 

O convite é individual e pode ser adquirido por R$ 55,00. Crianças até sete anos acompanhadas dos pais não pagam, mas precisam apresentar o convite também. A Apae está situada à Avenida Tiradentes, 1.580, Jardim Primavera. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone 3499-1811.

 

 A Apae é uma associação filantrópica, fundada em 21 de outubro 1967 e atende usuários/beneficiários com deficiência intelectual, múltipla, autistas, paralisia cerebral e outras síndromes. Nas áreas de: Educação, Saúde e Assistência Social. Além disso, oferece atendimento na área da saúde a usuários externos: clinica de fisioterapia e audiologia.

 

São aproximadamente 600 pessoas atendidas com deficiência; deficiente mental, múltipla, autista, paralisia cerebral e outras síndromes, na faixa etária de zero a 60 anos. No mês passado, a entidade também realizou a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla e a Semana Estadual de Prevenção as Deficiências. O principal objetivo foi a prevenção.

 

Segundo estudos, 70% das deficiências podem ser prevenidas com ações simples, como não usar drogas; não usar bebidas alcoólicas; atenção no trânsito ao andar de bicicleta, skate, patins, etc; não dirigir sem habilitação e quando for habilitado não cometer excesso de velocidade; não tomar medicamentos sem prescrição médica; não manusear fogos de artifício, bombas e rojão; criar a cultura da paz e dizer não a violência, não brigar e não se envolver em confusões; cuidado com fogo, soda, produtos químicos e instrumentos cortante; não usar armas de fogo; esportes radicais devem ser praticados com todas as instruções de segurança e cuide do seu corpo, previna-se contra doenças sexualmente transmissíveis.

 

Cuidados para se evitar filhos com deficiência também podem ser tomados antes da gestação, como vacinas e testes contra a rubéola; quando houver casos de deficiência na família, procure aconselhamento genético; faça todos os exames laboratoriais necessários; evite casamentos entre familiares e evite gravidez antes dos 17 anos e após os 35 anos.

 

Durante a gestação, ame seu filho; faça acompanhamento médico mensalmente; evite exposição ao raio-X; tenha uma alimentação saudável; não fume; não tome bebidas alcoólicas; não use droga; não tome medicamentos sem orientação e evite contato com portadores de doenças infecciosas.

 

No nascimento, tenha o filho na maternidade e tome cuidados especiais com bebês prematuros. Já após o nascimento, ame seu filho; exija do médico pediatra o teste do pezinho e teste da orelinha.