Caminhada do Outubro Rosa reúne mais de mil pessoas em Santa Bárbara

Mais de mil pessoas participaram no último sábado, dia 18, da Caminhada do Outubro Rosa, que tem como objetivo atrair a atenção sobre a importância do diagnóstico precoce na cura do câncer de mama. Mais de uma tonelada de alimentos foram arrecadadas. Como parte da programação, os participantes puderam tirar “selfies” com placas informativas.

 

A concentração teve início pela manhã no Centro Social Urbano e a caminhada seguiu pelas ruas Paraguai, Argentina e Avenida Corifeu de Azevedo Marques, no Jardim Belo Horizonte, num percurso de 1,5 km. Também foram distribuídas camisetas alusivas ao tema. As mesmas foram trocadas por um quilo de alimento não perecível. Como parte da programação, os participantes puderam tirar “selfies” com placas informativas.

 

A presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Carla Eliana Bueno, destacou a participação das famílias. “Vale ressaltar que a caminhada é um espaço para divulgar informações sobre a doença e que não só mulheres são vítimas do câncer de mama, mas em cada cinco casos, um acontece em homens”, disse.

 

Durante o passeio foi distribuído um formulário com perguntas e informações alusivas ao tema. “Foi um dia de muito sol, de muita participação das famílias e mesmo com a mudança do horário de verão, transcorreu tudo bem”, afirma. Mais de 190 pessoas participaram da “selfie” com placas. “Essa é uma ação importante de geração de conteúdo na internet, devido a rede de compartilhamento”, afirma.

 

A coordenadora do Centro de Referência em Saúde da Mulher, Luciana Moura, também avaliou positivamente a ação no município. “A caminhada teve um saldo extremamente positivo com excelente adesão da população barbarense. É um evento que se fortalece a cada ano, mobilizando não só as mulheres, mais a sociedade como um todo sobre a importância da prevenção e do diagnostico precoce do câncer de mama. Ficamos muito satisfeitos em notar a presença não apenas das mulheres, mas a participação das famílias, o que valoriza ainda mais as ações do Outubro Rosa no município”, disse.

 

Como parte da programação, Unidades Básicas de Saúde promoveram neste sábado (18) diversas ações. Na UBS “Dr. Célio de Farias”, entre o Conjunto Roberto Romano e Jardim Laudissi, foram realizadas 31 coletas de papanicolaou, sendo 13 coletas na faixa etária de 50 a 66 anos, e 19 agendamentos de mamografia. Já na UBS “Dr. Carlos Perez”, no 31 de Março, 77 coletas, sendo 33 coletas na faixa etária de 50 a 66 anos, e 10 agendamentos de mamografia. Enquanto na UBS “Dr. Joel Lincoln May Keese”, no Vista Alegre, foram registradas 45 coletas, sendo nove coletas na faixa etária de 50 a 66 anos e 16 agendamentos de mamografia. 

 

A iniciativa foi voltada a mulheres que já iniciaram a vida sexual e principalmente aquelas que estão na faixa etária entre 50 e 69 anos. Luciana enfatizou que o objetivo do mutirão foi facilitar o acesso e mobilizar o maior número de mulheres sobre a importância da realização dos exames preventivos foi plenamente atingido. “Novas edições do mutirão deverão realizadas em outras unidades ainda esse ano dando continuidade ao projeto”, comentou a coordenadora.

 

A programação segue até o final do mês com diversas ações no município. Na terça-feira, dia 21, haverá orientação ao Câncer de Mama com oficina “Dançaterapia” às 13 horas no CRAS I, no Vista Alegre. No dia 22, a oficina acontece no CRAS II do jardim São Fernando.

 

Seguindo a programação haverá no dia 24, às 9 horas, no CRAS III do bairro Nova Conquista uma palestra sobre “Inteligência Emocional na Prevenção ao Câncer”. No dia 25, às 14h30, será promovida uma palestra e chá da tarde na Igreja Nazareno. No dia 28, a oficina de “Dançaterapia” acontece no CRAS IV no Conjunto Habitacional Roberto Romano e no dia 29 a palestra “Inteligência Emocional na Prevenção ao Câncer” acontece no CRAS V do Planalto do Sol.

 

 Os servidores estão promovendo salas de esperas ativas em todas as unidades de 13 a 17 de outubro. As UBSs também apresentarão vídeos durante todo o mês de outubro sobre prevenção e auto-exame. O intuito é fazer o rastreamento para a detecção do câncer na população alvo, especialmente em mulheres que nunca fizeram os exames.

 

O Outubro Rosa é um movimento mundial de mobilização de prevenção do câncer de mama realizado todos os anos no mês de outubro, com a finalidade de conscientizar as mulheres sobre a importância do autoexame das mamas e do diagnóstico precoce da doença. O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres e quando diagnosticado precocemente oferece mais chances de um tratamento adequado e cura. Apesar disso, as taxas de mortalidade em decorrência da doença continuam elevadas no Brasil.