Peiex será apresentado 6ª feira para empresas de Santa Bárbara

Com o objetivo de melhorar a competitividade de micro, pequenas e médias empresas  do município com foco nas melhorias dos processos gerenciais e preparando-as  para o desafio de atuação no mercado internacional será lançado na próxima sexta-feira (24) o Peiex (Programa Extensão Industrial Exportadora). O lançamento do projeto totalmente gratuito  ocorrerá, a partir das 8h30, no Salão Nobre da Secretaria Municipal de Educação.

 

Com o lançamento a Prefeitura de Santa Bárbara d´Oeste,  por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, passa a integrar oficialmente o Peiex (Programa Extensão Industrial Exportadora), com apoio da Câmara de Comércio Exterior de Campinas e Região.  A realização é da ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e da Fundação Vanzolini, instituição mantida pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), com apoio no município da Acisb (Associação Comercial e Industrial de Santa Bárbara d´Oeste), do  Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

 

Na análise do secretário de Desenvolvimento Econômico de Santa Bárbara d’Oeste, Miguel Brito, mais importante do que exportar é a empresa fazer uso da qualificação oferecida. “Esta é mais uma ação do governo do prefeito Denis Andia com o intuito de fortalecer o parque industrial barbarense. Para que a empresa participe, não necessariamente ela precisa ser exportadora”, disse. “O programa não obriga uma empresa a se tornar exportadora, mas sim permite que seus produtos sejam mais competitivos nos mercados interno e externo, aumentando a possibilidade de vendas, crescimento e desenvolvimento econômico próprio e do município”, completou.

 

O Peiex, segundo  Miguel, é um projeto totalmente gratuito para as empresas, custeado pela ApexBrasil (Agencia Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), que oferece atendimento personalizado à empresa, de diagnóstico, definição de prioridade e implantação de melhorias, nas áreas de Administração Estratégica, Capital Humano, Finanças e Custos, Vendas e Marketing, Produto, Manufatura e Comércio Exterior, com objetivo de melhorar a competitividade das empresas. Ele  destacou que o projeto não visa apenas a preparação para o mercado externo. O principal objetivo e tornar a empresa mais competitiva. “Para que a empresa participe, não necessariamente tem que ser exportadora. Todos os  empresários em Santa Bárbara de todos  os tamanhos e segmentos estão convidados a participar.  A empresa interessada no programa pode solicitar a visita da equipe técnica que será responsável pela elaboração de um diagnóstico que indicará as ações necessárias visando aumentar a competitividade da empresa na disputa de espaço no mercado externo”.

 

O programa foi estabelecido no primeiro semestre na RMC (Região Metropolitana de Campinas), com o atendimento de agentes do Núcleo Operacional de Campinas. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, localizada na Rua Riachuelo, 739, Centro, ou pelo telefone  3499-1030. O atendimento é feito de segunda-feira à sexta-feira, das 8 às 17 horas.