Taxímetros: Ipem-SP realiza plantão de regularização dia 30

O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) realiza na quinta-feira, dia 30, a partir das 9h, o plantão de regularização de taxímetros em Santa Bárbara d’Oeste. A medida de verificação é voltada especificamente àqueles que precisam validar o instrumento após mudança de veículo, troca ou reparo.

 

A ação será na Avenida João Ometo, s/nº, próximo ao Fórum, no Jardim Primavera, e a consulta por parte dos taxistas pode ser feita por meio do site do Ipem-SP (www.impe.sp.gov.br)

 

A verificação anual é obrigatória a todas as categorias de táxi. Já no caso dos plantões, somente os taxistas que precisam validar o instrumento após mudança de veículo, troca ou reparo do taxímetro devem comparecer.

 

Aqueles autuados por trafegar com o taxímetro irregular têm dez dias para apresentar defesa ao órgão. As multas podem variar de R$ 500 a R$ 5 mil, dobrando na reincidência.

 

O agendamento é necessário e para isso o profissional deve acessar o site do Ipem-SP e emitir a GRU (Guia de Recolhimento da União) para o pagamento da taxa de verificação.

 

Na data da verificação, o taxista ou responsável pelo veículo deve apresentar o alvará de estacionamento fornecido pela prefeitura; certificado de propriedade do veículo; certificado de verificação do Ipem-SP, referente a última verificação; GRU quitada; comprovante de endereço e guia de serviço fornecida por oficina credenciada pelo órgão estadual.

 

Para casos de troca de veículo, conserto de taxímetro, entre outras situações, o procedimento já ocorreu nos dias 18 de junho e 28 de agosto e ainda haverá uma quarta, no dia 18 de dezembro.

 

No caso do cliente, para identificar se o taxímetro foi verificado pelo IPEM-SP, o consumidor deve observar a existência do lacre amarelo, que impede o acesso à regulagem do aparelho, e do selo do Inmetro com a frase “verificado até 2015”. Caso o lacre esteja rompido, o consumidor não deve aceitar a corrida, pois o aparelho pode apresentar medição incorreta.

 

O valor da bandeira é estabelecido pela prefeitura de cada município, mas é importante estar atento ao horário em que as bandeiras ‘um’ e ‘dois’ podem ser utilizadas, para não pagar mais caro pela corrida.

 

Para atuarem na cidade, os taxistas de Santa Bárbara d’Oeste também devem ser cadastrados, processo que ocorreu uma mês ao ano.