SP-304 e Bandeirantes se destacam em pesquisa sobre rodovias no Brasil

Duas rodovias que transpassam por Santa Bárbara d’Oeste foram avaliadas positivamente pela pesquisa rodoviária da Confederação Nacional de Transportes (CNT), divulgada nesta semana.  As rodovias concedidas à iniciativa privada apresentaram avaliação bem superior às que são administradas pelo poder público, segundo a edição de 2014.

 

Segundo a pesquisa, a rodovia Luiz de Queiroz (SP-304), teve 38 kms de extensão avaliados e a classificação geral foi como \"boa\", informa a CNT. Nos critérios de pavimentação e geometria da estrada, a pista também foi considerada \"boa\". Já no parâmetro sinalização, a pista teve nota \"ótima\".

 

Nas ligações rodoviárias, o trecho das Rodovias Washington Luís (BR-364/SP-310) e Bandeirantes (SP 348), foi o mais bem avaliado na pesquisa. Ele teve o primeiro lugar em um ranking com 109 trechos formados por uma ou mais pistas federais ou estaduais de relevância socioeconômica e de significativo volume de cargas ou passageiros.

 

Segundo o estudo, 74,1% da malha concedida pesquisada teve avaliação ótima ou boa de suas condições gerais, enquanto as rodovias sob administração pública tiveram 29,3% de avaliação positiva. A pesquisa da CNT avaliou um total de 98.475 quilômetros de rodovias, dos quais 18.980 quilômetros (19,3%) estão concedidos.

 

No que se refere especificamente ao pavimento, 79,5% da malha sob gestão privada apresenta condição ótima ou boa. No caso das rodovias administradas por governos (federal ou estaduais), a avaliação positiva do pavimento atinge 43,1% da  malha pesquisada.

 

A pesquisa da CNT avaliou principalmente o estado geral, a pavimentação, a sinalização e a geometria das vias. Segundo o estudo, 37,9% das rodovias estão em ótimo ou bom estado; 38,2 estão em estado regular; 17% foram consideradas ruins e 6,9%, péssimas.

 

A CNT fez ainda um ranking das dez melhores ligações rodoviárias do país. Todas as 10 melhores pistas são concedidas. Em primeiro lugar ficou a ligação entre São Paulo e Limeira, que envolve trechos de três rodovias, SP-310, BR-364 e SP-348. Já os dez piores trechos são todos de administração pública. A pior interligação foi a de Natividade (TO) a Barreiras (BA), que envolve trechos das rodovias BA-460, BR-242, TO-040 e TO-280.

 

A sinalização também foi avaliada pela CNT. Segundo o levantamento, em 42,6% das rodovias, a sinalização apresenta estado ótimo ou bom e, 32,2%, é regular. Em 25,2% das rodovias, a sinalização foi considerada ruim ou péssima. Em 82,3% das rodovias, a visibilidade das placas não estava prejudicada pelo crescimento do mato. Em 8,7% das estradas, o mato cobria totalmente as placas e, em 5,4%, cobria parcialmente.