Dia da Consciência Negra tem apresentações na Praça Central

O Dia da Consciência Negra em Santa Bárbara d\'Oeste foi marcado, ontem, por apresentações de alunos das escolas municipais na Praça Coronel Luiz Alves (Central). A programação contou ainda com a abertura oficial da exposição fotográfica “Vozes da África e Igualdade em Foco” da fotógrafa barbarense Anna Syathicosck no Museu da Imigração. 

 

As apresentações contaram com a participação dos aunos da Emefei (Escola Municipal Ensino Fundamental e Educação Infantil) Profª Maria Augusta C.C. Bília, Emefei Prof Iraídes Ferreira Lourenço, Emefei Anália de Lucca Furlan, Emefei Profª Mariana Fracassi Schmidt, ADI (Área de Desenvolvimento Infantil) Dr. Euvaldo de Queiroz Dias, CIEP (Centro Integrado de Educação Pública) Carmelina Pellegrino Cervone e CIEP Prof. José Renato Pedroso.

 

No período da tarde participaram os alunos da Emefei Profª Purificacion S. Fonseca - Dª. Pura, e dos CIEPs Angélica Sega Tremocoldi e Padre Victório Freguglia entrarão ao palco às 13h30. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1594).

 

As apresentações fazem parte do trabalho desenvolvido nas escolas referente a aplicação das leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que trata a questão de sensibilizar e reconhecer a diversidade cultural e compreender a importância da história e cultura dos povos africanos valorizando o respeito e lutando contra o racismo e preconceito. “As apresentações foram brilhantes. Parabenizamos todas as escolas participantes. O evento emocionou o público presente e as ações do Dia da Consciência Negra superaram todas as expectativas”, disse a assessora técnica pedagógica da Secretaria de Educação, Maria Rita Frota.

 

A programação contou com a abertura oficial da exposição fotográfica “Vozes da África e Igualdade em Foco” da fotógrafa barbarense Anna Syathicosck. O evento conta ainda com a mostra de bijuterias e adereços afro com Ana Ñbandi. Além das exposições, o Museu da Imigração realizou apresentações de maracatu com o grupo Baque de Santa e roda de capoeira com membros da Associação de Capoeira do contra-mestre Motta. 

 

Até o dia 28, a Semana da Consciência Negra contará com exposições em diversos locais do município. Na Secretaria de Educação, a campanha fotográfica “África em Nós” traz o olhar de diversos profissionais e amadores da fotografia sobre a herança do povo africano no cotidiano brasileiro. Trinta e seis imagens vencedoras da campanha fotográfica homônima promovida pela Secretaria de Estado da Cultura em 2009 podem ser conferidas até 28 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas na Rua Graça Martins, 680, Centro.

 

Já a exposição #consciênciaviva do fotógrafo barbarense Ricardo Greggo tem por intuito retratar ilustres figuras engajadas no movimento negro de Santa Bárbara d’Oeste, bem como salientar que as influências das ações destas pessoas margeiam ecoar as novas gerações, de modo a manter vivida a cultura afro em meio à socidade.  O público pode visitar a mostra de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas, no hall da Prefeitura, localizada na Avenida Monte Castelo, 1.000, Jardim Primavera.