Nível da represa vai a 16,81% e DAE adotará rodízio na segunda-feira

O volume total reservado de água bruta no município é de 16,81%, de acordo com parecer técnico da Diretoria de Recursos Hídricos do DAE-Departamento de Àgua e Esgoto. Diante desse quadro, a autarquia declarou estado de alerta e vai adotar, a partir da próxima segunda-feira, dia 24, o sistema de rodízio no fornecimento de água. O diretor superintendente, Rafael Piovezan, anunciou a medida ontem e informou que o rodízio compreenderá a manobra de redução de vazão da água na rede no horário das 11h às 16 e das 22h às 5h, Nesse período poderá ocorrer a falta de água em alguns pontos da cidade devido a baixa pressão na rede.

Conforme comunicado divulgado ontem, nos intervalos desses horários, considerando o período que exige uma demanda maior da água para a saída e a volta do trabalho e da escola, o fornecimento da água ocorrerá normalmente. A decisão foi tomada diante do quadro de baixa recuperação dos mananciais da cidade em virtude do agravamento da crise hídrica que o Estado de São Paulo vem enfrentando, além do alto consumo da água por consequência do forte calor registrado nos últimos meses.

A autarquia já comunicou a agência reguladora ARES-PCJ e reforçou a importância das medidas de contenção. Com a declaração do estado de alerta começa a ser aplicada a lei municipal n° 3.682 de 06 de novembro de 2014, que possibilita o desconto de 30% a quem reduzir o consumo em no mínimo 20% e multa de 6 Ufesps (Unidades Fiscais do Estado de São Paulo) para quem praticar desperdício.

No comunicado divulgado ontem, o diretor do DAE ressaltou que todos os esforços possíveis vêm sendo realizados, através da equipe da autarquia, para manter o abastecimento da água na cidade. “Considerando a capacidade hídrica que a cidade possui e o empenho coletivo dos funcionários da autarquia, Santa Bárbara d’Oeste manteve uma situação diferenciada com relação a diversos municípios do estado que iniciaram o sistema de racionamento ainda no primeiro semestre de 2014. Efetivamente, não ocorreram as chuvas necessárias e até que os nossos mananciais se estabilizem, tomaremos medidas severas para garantir o abastecimento\", afirmou.

Segundo ele, o DAE vem realizando enfrentamento da crise hídrica desde fevereiro deste ano, com distribuição de panfletos com dicas de economia nas escolas municipais e intensificou as ações através de campanha de conscientização em julho, distribuição de cartazes e folders em toda a cidade. Piovezan ressaltou também a necessidade de empenho de todas as pessoas e afirmou que as medidas de redução de perdas adotadas nos últimos meses garantiram uma economia de até 20% da água bruta, mas após a análise da utilização de água tratada dos últimos quatro meses, não houve economia.

Outras ações que a autarquia está adotando, segundo o diretor, exigem tempo, entre eles, a troca da rede na região central, substituição dos hidrômetros para controle de perdas. Como estratégia imediata, foram implantadas as comportas na represa São Luís que aumentou em 10% o potencial de reservação e foi reativada a ETA I (Estação de Tratamento de Água) na Av. Monte Castelo, que utiliza água de outro manancial, preservando as represas. \"Realizamos procedimentos que nunca foram feitos em nossa cidade. Buscamos, ao máximo, reduzir o transtorno na vida das pessoas, mas esse é o limite da responsabilidade”, acrescentou o diretor.  

Com o sistema de rodízio que começa na segunda-feira, atingindo todos os bairros, o DAE alerta para as possíveis ocorrências de rompimento de redes e adutoras e a presença do ar na tubulação, o que poderá acarretar problemas na distribuição da água. O pedido de compreensão, paciência e o máximo de economia com o uso da água, foi reforçado.