Dez vão receber a “Medalha Zumbi dos Palmares” na terça-feira

Dez barbarenses serão homenageados pela Câmara Municipal na próxima terça-feira com a “Medalha de Mérito Zumbi dos Palmares”. A homenagem faz parte das comemorações do Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado ontem, dia 20. A entrega da medalha será feita logo após a reunião ordinária. Instituída no Legislativo barbarense em 2002, essa honraria é outorgada a pessoas de grupos ou entidades que se destacam, nos diversos setores da sociedade, na luta pelo combate à prática do racismo e a favor da cultura afro-brasileira. 

Receberão a medalha Zumbi dos Palmares: Amadeu Elias Salvador dos Santos, Cláudio Vinícius dos Santos Britto, Clélia Janalina da Silva da Cruz, José Roberto Nogueira, Juarez Porfírio, Maria Aparecida Caris de Moraes, Nestor Cardoso de Brito, Paulo Roberto dos Santos, Scheila Almeida Miranda Santos e Sebastião Germano da Silva. As indicações aos agraciados foram feitas, respectivamente, pelos vereadores Celso Ávila (PV), Ducimar Cardoso, Kadu (PR), Antonio Carlos Ribeiro, Carlão (PDT), Carlos Fontes (PSD), Alex Braga, Alex Backer (PV), Felipe Sanches (PSC), José Luis Fornasari, Joi (SD), Antonio Pereira (PT) e Valmir Alcântara de Oliveira, Careca (PROS). 
O Dia Nacional da Consciência Negra é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de \"Zumbi dos Palmares\", em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar da resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro, em 1549.