CEI para investigar Sertran e intervenção na Viba é protocolada

O requerimento protocolado pelo vereador Wilson de Araújo Rocha, o Wilson da Engenharia (PSDB), apoiado por sete vereadores, pedindo a instauração de uma Comissão Especial de Inquérito-CEI para apurar possíveis irregularidades no processo de intervenção municipal na Viba-Viação Barbarense Ltda e na gestão do contrato do município com a atual concessionária Sertran-Sertãozinho Transportes Ltda, agitou os bastidores e o plenário da Câmara ontem. O líder do prefeito, vereador Edison Carlos Bortolucci Júnior, Juca (PSDB) pediu adiamento na votação para obter parecer técnico e provocou tumulto no plenário com manifestações de indignação de vários vereadores.

O questionamento de possíveis irregularidades na intervenção municipal ocorrida desde 2009 na Viba, que era a permissionária do serviço de transporte coletivo urbano em Santa Bárbara d’Oeste até dezembro de 2013, vem sendo feito pelo proprietário da empresa, Laurindo Gonçalves de Souza. Ele encaminhou recentemente um ofício a todos os vereadores pedindo a fiscalização do poder executivo, uma vez que não obteve respostas aos vários questionamentos feitos desde março deste ano quando a intervenção foi dada como encerrada pela prefeitura.  Ele denunciou a falta de prestação de contas pela prefeitura e o abandono da empresa.  

Sobre a Sertran, os vereadores têm feito diversos questionamentos na tribuna em aspectos contratuais que não foram respeitados. Considerando esses pontos e também que a falta de transparência no trato com o serviço de transporte público no município já motivou diversos requerimentos, moções e até mesmo mandado de segurança, o vereador Wilson da Engenharia decidiu protocolar o pedido para criação da CEI para apurar os fatos. O requerimento recebeu apoio dos vereadores Emerson Grippe, Bebeto (SD); Giovanni Bonfim e Antonio Carlos Ribeiro (ambos do PDT),  Valmir Alcântara Oliveira (PROS), Carlos Fontes (PSD), Erb de Oliveira Martins, Uruguaio (SD), Celso Ávila  e Alex Borges , Alex Backer (PV), José Luis Fornasari, Joi  (SD). Também declarou apoio na tribuna o vereador Jose Antonio Ferreira, dr. José (PSDB).    

Durante a discussão foi questionado pelos vereadores Giovanni Bonfim, Bebeto e Fontes, o cumprimento do regimento interno da Câmara por causa do pedido de parecer técnico do líder do prefeito, Juca Bortolucci. A sessão foi suspensa para a entrega da “Medalha Zumbi dos Palmares” e no retorno houve discussão ainda mais acalorada por causa do adiamento da votação da CEI.  O presidente da Câmara, Fabiano Ruiz Martinez, Pingüim (PV) disse que seguiu a orientação da procuradoria jurídica.