Mutirão contra a dengue segue na zona leste

O mutirão contra a dengue chegou ontem a mais quatro bairros da zona leste da cidade. O recolhimento de possíveis criadouros do mosquito da dengue foi iniciado nesta etapa no Cidade Nova abrangendo ainda o Planalto do Sol, Dona Regina e São Camilo

 

Baldes, pneus, garrafas, lonas, vasos sanitários, pratinhos de vasos de plantas, recipientes em geral foram alguns dos itens recolhidos na ação realizada pelas equipes do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) da Secretaria de Saúde em parceria a outras pastas.

 

O órgão realiza as atividades preconizadas de combate à dengue todos os dias da semana, sendo elas, retirada de criadouros, visitas domiciliares para informação aos munícipes, bloqueio/nebulização em locais de casos confirmados, busca-ativa de suspeitos, visitas a Pontos Estratégicos e a Imóveis Especiais. Já às quintas-feiras, outras secretarias auxiliam nos trabalhos como forma de intensificação das atividades de retirada de criadouros.

 

Alguns moradores ainda deixam para serem recolhidos objetos inutilizáveis, como cadeiras, guarda-roupas antigos e sofás, entretanto, a retirada não está ocorrendo como no projeto desenvolvido ao longo do primeiro semestre deste ano.

 

A quantidade de materiais removidos ainda será divulgada, assim como quais serão os próximos bairros a receber a iniciativa. A força-tarefa não será realizada na semana seguinte devido ao feriado na próxima semana.

 

 Na anterior, 5 toneladas de criadouros de mosquito da dengue foram recolhidos no Jardim Pérola, Jardim Esmeralda e Jardim São Fernando. Foram utilizados quatro caminhões e duas camionetes, com cerca de 50 funcionários envolvidos.

 

O material foi levado até o Aterro Sanitário do município, onde foi triado, separado e destinado. A medida tem o objetivo de diminuir a população do mosquito e a probabilidade de transmissão do vírus nos locais.

 

Além disso, os profissionais de diversas secretarias percorreram 186 quadras e 8.065 imóveis. A Administração Municipal pede o apoio da população no combate ao mosquito Aedes Aegypiti. Entre as ações de prevenção, a Secretaria de Saúde alerta para tampar reservatórios de água - como cisternas, caixa d\'água, tanques e fossas -, manter as calhas limpas, armazenar garrafas com o bico voltado para baixo, manter pneus cobertos evitando acúmulo de água, manter o quintal limpo, roçado, removendo lixo e entulhos, armazenando-os em recipientes adequados e depois os destinando à coleta.

 

A população deve lavar com bucha recipientes de alimentos de animais domésticos pelo menos uma vez por semana, abrir portas e janelas quando a nebulização estiver sendo feita na rua e nunca deixar de atender em casa o agente de saúde.

 

Até a semana passada, o município tinha 3.158 casos positivos da doença (desde janeiro) e 49 exames aguardavam resultado. Em casos de suspeita, a orientação é procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima.