Casa de Joana: CEU de SB terá novas atividades culturais a partir de dezembro

O CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) de Santa Bárbara d’Oeste, no Planalto do Sol II, contará a partir de dezembro com novas atividades culturais no local. A ação é fruto da parceria entre a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste e Ministério da Cultura, por meio do Edital Funarte de Ocupação dos CEUs das Artes. O Centro Cultural Casa de Joana de Hortolândia foi o vencedor do edital para atuar na unidade barbarense.

 

Na manhã de ontem (27), foi feito um café da manhã e coletiva de imprensa para apresentação do projeto de ocupação do CEU, por meio do Centro Cultural Casa Joana.  No evento estiveram presentes secretários de Cultura e Turismo, EideFroner, e de Promoção Social, Maria Cristina da Silva, a coordenadora do CEU, Kátia Padovesi, e do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) V, Jéssica Rodrigues, além de representantes da vencedora do edital para atuar na unidade barbarense, o Centro Cultural Casa de Joana de Hortolândia. As matrículas para as oficinas têm início no mês que vem.

 

A Casa de Joana realizará, em parceria com a gestão do espaço do CEU,atividades gratuitas de dança, teatro, musica e artes visuais (cinema), além de apresentações artísticas de dança, teatro e música, mostras de artes visuais (cinema e artes plásticas), oficinas de capacitação artística e oficinas técnicas para moradores do município, em especial no entorno do equipamento, buscando a formação e o despertar para a prática das artes, buscando a continuidade do projeto pelos próprios moradores.

 

Froner agradeceu aos envolvidos no projeto e enalteceu a participação dos artistas na cidade. “Vocês são bem-vindos em Santa Bárbara. É de extrema importância toda forma de produção cultural para nosso povo envolvendo a nossa gente. Estamos muito felizes com essa iniciativa do Ministério da Cultura e Funarte engrandecendo ainda mais a arte barbarense e região, além de todo Brasil”, disse. “Em meio à reunião com a cidade a Casa de Joana também acertou nossa programação com a deles, além de acrescentarmos artistas barbarenses durante as atividades”, complementou.

 

“Serão cinco meses de atividades que resultarão em duas oficinas teatrais, uma oficina de música, duas oficinas de dança do ventre, duas oficinas de cinema (roteiro e filmagem), uma oficina de Produção e Gestão Cultural, uma oficina de iluminação, 16 apresentações de espetáculos infantis, 16 de espetáculos adultos, 16 de apresentações de música, 16 apresentações de cinema, produção de um espetáculo teatral, como resultado das oficinas de teatro. Os alunos de dança e música também irão se apresentar, além de exposições de artes todo mês”, ressaltou a coordenadora pedagógica do Centro Cultural, Rita Oliveira.

 

Por sua vez, o diretor da Casa do Joana, Juraci Moreira, explicou aos presentes sobre o projeto para o CEU de Santa Bárbara e o edital. “Nosso Centro Cultural ficou com a melhor nota à nível nacional e escolhemos o CEU de Santa Bárbara para trabalhar esse projeto. Temos a preocupação com o legado. Não viemos ficar cinco a seis meses e ir embora. Queremos que os participantes das oficinas multipliquem os ensinamentos e promovam as ações no CEU. Também contamos como novas experiências para nós e para a comunidade, fomentando a economia criativa e novos artistas”, comentou.

 

Os interessados deverão se cadastrar no CEU, localizada na Rua Argeu Egídio dos Santos, 100, Planalto do Sol II, munidos das cópias do RG, CPF e comprovante de endereço. Os menores de idade deverão vir acompanhados dos pais para o preenchimento e assinatura do cadastro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3458-5868.

 

Centro Cultural Casa de Joana

 

O Centro Cultural Casa de Joana é uma ONG que nasceu da necessidade que artistas da cidade de Hortolândia sentiam de contribuir com o fomento da produção Cultural local, estadual e nacional, através da criação e manutenção de um espaço cultural para realização de oficinas, eventos direcionados a comunidade e produção de espetáculos teatrais. Desde 2006 a entidade conta com a participação voluntária de artistas de vários segmentos, que oferecem oficinas para a comunidade, saraus culturais, eventos gastronômicos e literários, entre outros. O espaço oferece oficina de iniciação teatral, musica, dança e cursos de cinema, rádio e gestão cultural, em sua maior parte gratuito e aberto a comunidade. Além das oficinas a casa realiza saraus, onde artistas locais e convidados se apresentam gratuitamente para toda a comunidade.

 

 

Confira as oficinas:

 

Oficina de Teatro -Serão duas turmas de teatro, cada uma com vinte vagas disponibilizadas, totalizando 40 vagas. 

Objetivo: Desenvolver a sensibilidade artística através das oficinas com apresentações artísticas durante e no final do processo.

 

Oficinas de Canto/Coral–  Uma turma de 20 alunos. 

Objetivo: Desenvolver a sensibilidade musical, comunicação e socialização através das oficinas.

 

 Oficinas de violão– Duas turmas de 15 alunos cada. 

Objetivo: Desenvolvimento da convivência, introdução a música e apresentações musicais publicas.

 

Oficina de Dança do Ventre–  Duas turmas de 15 alunos cada. 

Objetivo: Desenvolver ritmo, autoconhecimento e a expressão corporal, através das oficinas e apresentações.

 

Oficina de iluminação cênica- Uma turma de 20 alunos.

Objetivo: Montar e operar equipamentos de luz em espetáculos teatrais.

 

Oficina de criação de roteiro– Uma turma de 15 alunos. 

Objetivo: Desenvolvimento de roteiros para cinema, tv e radio.

 

Filmagem e produção audiovisual – Uma turma de 15 alunos. 

Objetivo: Desenvolver o conhecimento produzindo um curta metragem.

 

Oficina de produção e gestão cultural– Uma turma de 25 alunos. 

Objetivo: Desenvolvimento de projetos culturais individuais e coletivos.