“CEI do Transporte” pode ficar para o ano que vem

A votação do pedido de instauração de uma Comissão Especial de Inquérito para apurar possíveis irregularidades no processo de intervenção municipal ocorrido na Viba-Viação Barbarense Ltda e na gestão do contrato do município com a atual concessionária Sertran-Sertãozinho Transportes Ltda, pode ficar para o próximo ano. Isso porque a Câmara Municipal tem só mais duas sessões ordinárias antes de iniciar o recesso de fim de ano que vai de 15 de dezembro a 15 de janeiro. A Procuradoria da Câmara está analisando o pedido de parecer do vereador Edison Carlos Bortolucci Júnior, Juca (PSDB) feito na terça-feira durante a discussão do requerimento. Mesmo que o pedido seja votado e aprovado na próxima terça-feira, efetivamente a comissão vai iniciar o trabalho só quando encerrar o recesso.    

A expectativa do vereador Wilson de Araújo Rocha, o Wilson da Engenharia (PSDB), autor do requerimento é que a votação ocorra na sessão da próxima terça-feira. “Quem estiver emperrando a votação é porque está querendo esconder. Vamos ver quem está querendo esconder as coisas erradas. Se não colocarem para votação agora é porque tem coisa”, afirmou. Wilson lembrou que na terça-feira tinha 11 votos, suficientes para a aprovação. “Vamos ver se conseguimos manter”, disse ele.

Juca Bortolucci justificou seu pedido de parecer dizendo que o assunto é muito complexo. “Pedi o parecer porque já vi dezenas de vezes as  comissões de inquérito que culminaram em processos e encaminhamento ao Ministério Público, como todos tem que ser feito. E nos últimos dias estamos recebendo várias solicitações da Viba, pedindo investigação.  Ninguém falou que não vai acontecer. Acho que vai ser criada a CEI”, afirmou. Para o vereador Juca, que é o líder do governo na Câmara, “é preciso ponderar que vivemos a democracia. Agora é aguardar o parecer jurídico e se tiver com todas as exigências o plenário delibera e faz a investigação tão solicitada por muita gente”, acrescentou.

Sobre a sua posição a respeito da investigação Juca disse que tem que tomar muito cuidado para não se precipitar. “É uma situação complexa e já está na Justiça. Vou aguardar parecer jurídico e me posicionarei. Sempre tivemos a cautela”, reforçou.

Segundo Juca o requerimento do vereador Wilson da Engenharia não contava com as sete assinaturas de apoio necessárias para o protocolo na sexta-feira. “Teoricamente não entraria na ordem do dia. As assinaturas surgiram depois. Solicitamos parecer jurídico porque não teria assinatura suficiente para ser apreciado”, completou. Wilson afirmou que essa afirmação de Juca Bortolucci não procede. “É claro que tinha. Ele que prove o que está dizendo”, ressaltou.

APOIO: O requerimento pedindo a criaçaõ de CEI conta com as assinaturas dos vereadores: Wilson da Engenharia, Emerson Grippe, Bebeto (SD); Giovanni Bonfim e Antonio Carlos Ribeiro (ambos do PDT), Valmir Alcântara Oliveira (PROS), Carlos Fontes (PSD), Erb de Oliveira Martins, Uruguaio (SD), Celso Ávila e Alex Braga , Alex Backer (PV), José Luis Fornasari, Joi  (SD). O vereador Jose Antonio Ferreira, dr. José (PSDB) manifestou seu apoio na tribuna.