RMC:Parlamento Metropolitano encerra o ano com agenda propositiva para a região

Na última sexta-feira, dia 05 de dezembro,o Parlamento Metropolitano da RMC, realizou na Câmara de Campinas, a última reunião ordinária do mandato com a discussão de dois temas importantes para a região de Campinas e que já foram objeto de atenção dos vereadores metropolitanos.O primeiro trata de uma proposta elaborada pelo engenheiro elétrico e especialista em eficiência energética, Vinícius de Aguiar, que, segundo ele, poderá reduzir em pelo menos 5% o custo de iluminação pública dos municípios.

 

De acordo com o estudo feito pelo especialista, o Art. 24 da Resolução 414 da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) determina uma medida estimada do que é gasto nos municípios, levando em consideração a duração dos dias e as estações do ano, resultando em 11h52 ao dia. Porém, segundo ele, o valor a ser considerado deveria ser de 11h18. “Cada município está pagando 34 minutos a mais por dia com esse cálculo errôneo, o que deve encarecer cerca de 5% na conta de energia elétrica. Há fortes indícios de que a despesa está sendo superfaturada e que é possível reduzirmos esse valor”, alertou.

 

Aguiar citou o exemplo da cidade de Campinas que atualmente paga cerca de R$ 3 milhões/mês de energia elétrica. Caso fosse aplicado o novo cálculo, a cidade passaria a economizar mensalmente R$ 110 mil.

 

Para reverter esse valor, as cidades teriam que realizar um estudo que envolveria algumas etapas técnicas e ingressar com ação judicial solicitando a recontagem dos gastos. “Eu fiz esse estudo e está à disposição dos municípios que quiserem conhece-lo melhor. Temos pouco tempo hábil até o repasse dos ativos de iluminação pública aos municípios, mas sei que é possível solicitar uma nova medição”, explicou.

 

Parto humanizado

 

O segundo assunto do dia discutiu ações e projetos na Região de Campinas que poderiam colaborar com a disseminação do conceito de parto humanizado e com a garantia dos direitos das mulheres.A partir das explanações da bióloga, doula e estudante de obstetrícia, Gisele Leal, os participantes puderam tirar dúvidas e conhecer detalhes do assunto, desvendando mitos e conceitos sobre a prática.

 

De acordo com a especialista, Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda até 15% dos partos por cesárea, no Brasil, elas representam mais de 70%. Isso acontece, segundo ela, por vários fatores: desconhecimento, falta de qualificação profissional e até mesmo falta de interesse dos médicos. “Com a cesárea os médicos podem agendar e fazer até 20 partos por dia, já com o parto normal não há essa possibilidade”, reforçou.

 

Gisele também falou sobre os traumas ocasionados pela violência obstétrica, mutilações e privações a que são submetidas muitas mulheres e de forma isso reflete no bebê. Também reforçou os benefícios do parto normal e do acompanhamento das doulas, inclusive no pré-natal, como: a redução do tempo do parto, liberação dos leitos, economia de recursos, entre outras vantagens. “O que nós queremos é um novo olhar aos partos, tendo a mulher como protagonista no processo”, explicou.

No final dos discursos, a especialista falou sobre a legislação atual sobre o assunto - como o projeto já aprovado no Parlamento, sugerido pelo vereador Carlão do PT, que obriga os hospitais a permitirem a presença das doulas desde que solicitados pela parturiente - solicitando empenho dos vereadores para avanços na região.

 

Viracopos

 

Por sugestão do presidente da Câmara de Campinas, vereador Campos Filho, o presidente do Parlamento Metropolitano, vereador Lorival Messias, agendará no início do ano, uma visita guiada ao Aeroporto Internacional de Viracopos, para que todos os parlamentares da região conheçam o projeto de expansão daquele que se tornará o maior aeroporto do Brasil e da América Latina, a fim de que as necessidades e demandas do projeto sejam debatidas entre os municípios.

 

Fim do mandato e eleições

 

Por ser a última reunião ordinária do ano, os membros do Parlamento deram seu relato sobre as discussões realizadas no período, elogiando a presidência do vereador Lorival, que trouxe assuntos pertinentes e atuais para serem discutidos entre os municípios. “Fico muito feliz em ter contribuído com o pensamento metropolitano, com a nossa região, discutindo e debatendo temas de grande relevância social e que tiveram resultados práticos no dia a dia da RMC. Agradeço a cada um dos vereadores que participaram das discussões e apresentaram suas demandas e necessidades”, agradeceu Lorival.

 

Segundo ele, por causa do recesso do mês de janeiro, a eleição será realizada em fevereiro para a escolha da nova mesa diretiva. De acordo com o Regimento Interno do Parlamento, a mesa diretiva tem de ser composta exclusivamente por presidentes de câmara.