Servidores de Americana retomam greve

Após a eleição, no último domingo, para eleger o prefeito suplementar de Americana, a população viveu mais um dia movimentado na cidade. Os servidores públicos retomaram a greve, ontem, pois segundo o Sindicato dos Servidores Públicos de Americana, os salários ainda não foram depositados. Hoje haverá uma assembleia para decidir o encaminhamento da paralisação.

 

Segundo o sindicato, a Administração Municipal não cumpriu com o compromisso. “Desde a última sexta-feira, até o momento, a Prefeitura não providenciou o depósito nas contas dos trabalhadores, os servidores públicos municipais decidiram, em assembleia, que a greve continua, com concentração hoje a partir das 8h na Prefeitura Municipal, onde será realizada nova assembleia que decidirá os encaminhamentos da greve”, disse em nota oficial. Outra demanda da greve é com relação ao pagamento do 13º salário, que ainda não foi pago.

 

As paralisações vêm acontecendo desde o mês de novembro. Após todos os salários atrasados caírem na conta, os trabalhadores, que pararam de 10 a 17 de novembro por falta de pagamento, retomaram as atividades. Em uma reunião com o sindicato da categoria, votaram favoráveis ao plano apresentado pela Prefeitura para os próximos pagamentos. Na ocasião, o município tinha se comprometido a não atrasar o salário de dezembro, que venceu no dia 5, o que acabou não acontecendo.

 

O Sindicato dos Serviços Públicos Municipais de Americana estima que 70% do funcionalismo aderiu à greve, afetando os setores da saúde, educação, limpeza e obras. Ontem, os servidores estiveram na Câmara dos Vereadores e pediram a correção do Relatório Final da Comissão Especial de Inquérito que investiga o calote do Ameriprev, fundo feito para garantir a aposentadoria. O presidente, Toninho Forti, fez uso da Tribuna para leitura da posição do sindicato, exigindo atitude dos vereadores componentes da Comissão, o que foi aceito, também por sugestão do Vereador Celso Zoppi.

 

De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Americana, o Município vem disponibilizando os pagamentos aos servidores, conforme a secretaria municipal em que estão lotados. “Assim sendo, a Prefeitura de Americana viabilizou desde a última sexta-feira, o pagamento integral de 74% dos servidores públicos municipais concursados, o que corresponde a 4 mil funcionários. Vão receber os salários todos os funcionários das seguintes secretarias: Obras Públicas, Serviços Urbanos, Educação, Meio Ambiente, Controle, Gestão, Parceria e Convênios, Ação Social e Desenvolvimento Humano, Cultura e Turismo, Esportes, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Transportes e Sistema Viário, além da Guarda Municipal. Na Saúde, vão receber os servidores que ocupam os cargos de enfermeiro, recepcionista hospitalar, auxiliar de enfermagem e técnico de enfermagem”, esclarece.