Com queda de temperatura, SB segue com tempo chuvoso e nublado até amanhã

Os barbarenses acordaram, ontem, com cinco graus a menos que a temperatura dos últimos dias e os obrigou a tirarem mais um casaco do guarda-roupa. O tempo segue até sexta-feira encoberto com chuvas e chuviscos eventuais, devido à influência de áreas de instabilidade.

 

O CIIAGRO (Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas) registrou na manhã de ontem cerca de 13°C até às 7h. A forte queda da temperatura que ocorre é associada com a intensa massa de ar polar que invadiu a região nesta última semana. Com a presença deste ar polar intenso e com a falta de sol durante a manhã, o barbarense poderá sentir mais frio nos próximos dias.

 

Ontem o sereno foi visto até o horário de almoço. Este é um fenômeno físico na qual a umidade do ar precipita por condensação na forma de gotas pela diminuição brusca da temperatura ou em contato com superfícies frias. É o processo contrario da evaporação, que ocorre no caso da neblina, quando uma nuvem está próximo ou em contato com o solo, geralmente nas regiões mais altas. É formada quando há a condensação da água evaporada.

 

Para a previsão dos próximos dias ainda poderão ocorrer pancadas de chuvas, mas a nebulosidade estará menos intensa com períodos de aberturas de sol. Na sexta-feira, haverá predomínio de sol, na região. No fim de semana, retornam as condições de chuvas mais generalizadas para a região, devido a aproximação de uma frente fria. Formação de nevoeiro nas primeiras horas do dia, nas áreas de baixada. Temperaturas baixas, máxima de 21C à tarde e mínima de 14C na próxima madrugada. Umidade relativa do ar em elevação. Ventos de sudeste, com fraca intensidade.

 

Em todo o Estado haverá áreas de instabilidade que manterão o tempo nublado com chuvas e chuviscos eventuais com exceção do noroeste, que terá sol com ligeira variação de nuvens. Hoje, o tempo permanecerá  encoberto com chuvas ocasionais na faixa leste, no norte e no nordeste. Nas demais áreas, o céu estará parcialmente com períodos de nublado e não é descartada a possibilidade de chuvas isoladas. A partir de sexta-feira, a nebulosidade volta a aumentar no sul do Estado com possibilidade de pancadas de chuvas e trovoadas.

 

Gradualmente, a nebulosidade se intensificará com pancadas de chuvas em todas as regiões, no sábado, devido à chegada de uma frente fria. Temperaturas baixas com rápida elevação na sexta-feira e declínio novamente no sábado. Índice Ultravioleta moderado, entre 6 e 7, sendo recomendado usar proteção ao se expor ao sol. Formação de nevoeiros nas áreas de baixada, do centro-leste e sul do Estado.