Moradores reclamam de infestação de carrapatos no Jardim São Camilo

Moradores do Jardim São Camilo, em Santa Bárbara d’Oeste, estão preocupados com uma infestação de carrapatos que tem sido registrada no bairro há meses. Segundo os moradores, nada tem se mostrado eficiente no combate à proliferação do parasita. O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) já esteve no local e se comprometeu a resolver a situação.

 

Os moradores da Rua Pastor Antônio Munhoz afirmaram que a situação estava insustentável. “Reunimos e compramos todo o tipo de produto para o combate e todos realizaram um mutirão de limpeza nas residências. Todas as casas registraram a invasão de carrapatos e a situação estava cada vez pior”, disse uma moradora, que prefere manter sigilo.

 

Outro morador afirmou que o problema foi em uma das residências. “A família cuidava de três cães e todos estavam infestados. Após se mudarem da residência o problema piorou ainda mais e o proprietário se dispôs a ajudar. A casa tem muita madeira e isso pode estar contribuindo pra eles se esconderem”, afirma.

 

Na calçada ainda era possível visualizar alguns bichos. “Compramos todos os tipos de veneno, mas todo dia encontramos carrapatos nas varandas, calçadas. O CCZ já veio ao local e disse que haverá uma dedetização mais rigorosa, mas nossa maior preocupação é que o problema insista por semanas”, disse.

 

O GPA (Grupo de Proteção Ambiental) também foi acionado ao local. Além da coceira característica que causam nos animais e pessoas devido às picadas, os carrapatos são transmissores de doenças como febre maculosa, babesiose, erliquiose e anaplasmose, que provocam febre, fraqueza, depressão, alterações nervosas e, se não tratadas, podem levar à morte.

 

Segundo o órgão, o tipo de carrapato é comum em aves, cães e gatos. Ele não causa tantos riscos à saúde de animais e humanos como o carrapato-estrela, hospedeiro de bactérias causadoras de infecções como a febre maculosa. No entanto, fazer o controle do parasita é necessário. Cada fêmea de carrapato desova cerca de 3 mil ovos e a umidade dessa época do ano favorece a eclosão dos ovos.