Servidores da Câmara têm nova representação e nova data de dissídio

Desde o mês de março os 120 servidores da Câmara Municipal de Santa Bárbara d’ Oeste estão sendo representados pela Fenalegis- (Federação Nacional dos Servidores do Legislativo e dos Tribunais de Contas Municipais para suas questões trabalhistas. Com isso, a data do dissídio salarial da categoria muda de maio para março, a partir do próximo ano. “Antes da mudança de sindicato, a Câmara seguia a Prefeitura, mas agora vamos elaborar uma lei para tratar sobre essas alterações, deixando claro que a Prefeitura e a Câmara são poderes distintos”, informou o presidente da mesa diretora, vereador Edson Carlos Bortolucci Júnior, Juca, (PSDB), lembrando das discussões ocorridas na sessão de anteontem durante a votação do repasse inflacionário dos vereadores e dos servidores do Legislativo.    

Ontem, o presidente da Fenalegis, Antonio Carlos Fernandes, visitou a Câmara barbarense e se reuniu com o presidente Juca Bortolucci e com representantes de diferentes setores do Legislativo.  O objetivo da visita, conforme explicou, “foi conhecer uma das câmaras que é modelo de organização para o Brasil. Extremamente organizada, equilibrada em seus cargos efetivos, comissionados e na estrutura política, que é o tripé que compõe nossas instituições. Viemos para estreitar essas relações e ficamos muito bem impressionados com a estrutura extremamente profissionalizada e capacitada que encontramos.”, afirmou. A diretora da entidade, Leonilda Helena de Lima, também esteve presente. 

Ele também ressaltou a importância da conscientização dos servidores e do público em geral a respeito do motivo da diferenciação entre sindicatos que representam funcionários do Executivo e do Legislativo. “São Poderes distintos. Quem faz a gestão do pessoal do Executivo é o prefeito, enquanto a gestão do Legislativo cabe ao presidente e à Mesa Diretora”, explicou. Segundo ele, apesar de separados, os sindicatos podem harmonizar suas condutas e atuar como parceiros em suas demandas.
Fernandes falou também nessa reunião sobre possíveis parcerias com a Câmara para a realização de eventos públicos, com objetivo de capacitar servidores e parlamentares, assim como de ampliar a participação dos cidadãos no processo legislativo.

Juca Bortolucci ressaltou que o fortalecimento da representatividade dos funcionários contribui para o processo de aperfeiçoamento da gestão pública. “As câmaras municipais servem como primeiro contato dos cidadãos com a o exercício da democracia. Por isso, os servidores desenvolvem um importante papel, uma vez que são os responsáveis por manter essa estrutura funcionando em parâmetros elevados”, concluiu.