SB registra 70 casos de violência contra deficientes nos últimos dois anos

O Município de Santa Bárbara d´Oeste registrou 70 casos de violência contra deficientes de maio de 2014 a maio de 2016. Na microrregião (Americana, Hortolândia, Nova Odessa, Sumaré e Santa Bárbara) foram 422 casos, nos últimos dois anos. Os dados são da Drads (Diretoria Regional de Assistência Social) Campinas.

 

Em dois anos a Região da Drads Campinas, composta por 43 municípios, registrou mais de 2750 ocorrências relacionadas à violência contra pessoa com deficiência. Os boletins da Drads Campinas representam 8,29%  das ocorrências cujas vítimas têm algum tipo de deficiência registradas no Estado no período considerado.

 

Das cidades da microrregião,  Americana lidera o número de ocorrências de agressões contra deficientes com o total de 137. Na segunda posição está  Sumaré  com 110; seguida por  Hortolândia 84; Santa Bárbara 70 e Nova Odessa 21.

 

Os números foram discutidos ontem Fórum Regional sobre Violência contra Pessoas com Deficiência em Campinas. O Município  de Santa Bárbara d´Oeste contou com  representantes do Conselho de Defesa da Pessoa com Deficiência e membros da Secretaria de Promoção Social no evento.

 

A iniciativa tem o objetivo de estimular o desenvolvimento local e regional de uma rede de gestores públicos e de planos de ação de enfrentamento à violação de direitos e violência contra a pessoa com deficiência ao fomentar, por exemplo, a criação de Conselhos Municipais, Secretarias e Coordenadorias que trabalhem na implementação de políticas públicas e de ampliação e consolidação de direitos para esse público. O encontro visa também produzir diagnósticos da situação em que as pessoas com deficiência se encontram na região e observar os resultados de iniciativas exitosas do governo do Estado como a criação da Delegacia de Polícia da Pessoa com Deficiência (DPPD).

 

Todo Registro Digital de Ocorrência – mais conhecido como B.O. – feito em uma delegacia de polícia passou a ter um campo específico para identificar se a vítima apresenta algum tipo de deficiência. A mudança reforça a determinação de retirar o véu de invisibilidade que pairava sobre o tema.