Urnas eletrônicas começam a receber carga para as eleições

O Cartório Eleitoral de Santa Bárbara d’ Oeste começou nesta semana a dar carga nas urnas eletrônicas, preparando esses equipamentos para as eleições do dia 2 de outubro. São ao todo 398 urnas e mais 19 estão para chegar nos próximos dias, para garantir que o processo ocorre de forma tranquila no município.

A chefe interina do Cartório, Rosali Sembla Rodrigues, informou que nessa etapa as baterias recebem carga e as urnas passam por vários testes de funcionamento, inclusive  o chamado “teste exaustivo”, com checagem de bateria, teclado, impressora, som e outros itens do equipamento, até o mês de setembro.

Após essas etapas, as urnas começam a ser carregadas com os sistemas eleitorais, depois recebem os dados (nome, apelido, número e foto) dos candidatos, depois passam por novos testes de funcionamento e depois são lacradas com a presença do juiz eleitoral, representante da OAB-Ordem dos Advogados do Brasil , fiscais e delegados de partidos e coligações.  Após a lacração, a urna fica sob vigilância 24 horas até o momento programado o  iniciar a votação.  O transporte das urnas para os 40 locais de votação da 186ª Zona Eleitoral ocorre na véspera do pleito.