Nº de casos de H1N1 sobe para doze na cidade

O número de casos de gripe do tipo H1N1 subiu para doze em Santa Bárbara d´Oeste, informou a Secretaria Municipal de Saúde. Foi confirmado um novo caso, de uma mulher de 59 anos, notificada dia 30 de março. O caso não evoluiu para óbito.

 

Atualmente, o município investiga 10 casos suspeitos da doença. Dos casos positivos registrados em Santa Bárbara dois evoluíram a óbito: um idoso, de 84 anos, que faleceu  em Americana, no dia 4 de abril e uma mulher, de 59 anos, que faleceu em 9 de abril.

 

Prevenção

 

 Conforme informações do Ministério da Saúde, a transmissão dos vírus influenza ocorre pelo contato com secreções das vias respiratórias que são eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). À população em geral, a pasta orienta a adoção de cuidados simples como formas de prevenção: lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar, evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal, entre outros. Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.