Corpo de Bombeiros tem novo comandante em SB

O 16º Grupamento de Bombeiros – Posto Santa Barbara d’Oeste – tem um novo comando. O 1º tenente Élio Douglas Marcolino, 38, assumiu a corporação neste mês, já no prédio, que foi entregue no final do mês passado, à Avenida Prefeito Isaias Hermínio Romano, Jardim Souza Queiroz.

 

Em sua trajetória, tem 15 anos de carreira na Polícia Militar. Iniciou em 2001 como soldado e foi promovido a cabo em 2007. Já em 2011 ingressou na escola de sargento, indo para Academia de Polícia Militar Barro Branco e na sequencia, como aspirante em Guarujá. 

 

Escolheu uma vaga no 28º BPM/M (Batalhão de Polícia Militar Metropolitano) e ingressou no CBO (Curso de Bombeiro Oficial) em 2015, por fim, assumiu no dia 05 de agosto o Corpo de Bombeiros de Santa Bárbara d’Oeste.      

 

“Eu já conhecia o local e pretendo morar na cidade com minha família. Percebi que temos uma abertura boa com as secretarias municipais e pretendo mantê-la. Sempre trabalhei na parte operacional e agora na administrativa, a minha intenção é tornar a parte de prontidão mais operacional possível”, disse o 1º tenente.

 

Segundo ele, para que a implantação ocorra, o treinamento é importante. “Faremos isso por meio de treinamentos. Todos os dias tem o treinamento e uma escala a ser cumprida de serviço e assim vamos desenvolver os trabalhos”.

 

Sobre as ocorrências em destaque nesta época do ano, Marcolino afirmou que são aquelas envolvendo a estiagem. “Temos bastante fogo em mata no mês de agosto e as pessoas podem acionar o Corpo de Bombeiros por meio do telefone 193. Já as ocorrências de resgate são o ano inteiro”. 

 

Em relação à estrutura do prédio, Marcolino afirmou que é o padrão buscado. Trata-se da primeira unidade sustentável do Estado de São Paulo, com sistemas de abastecimento de água para viaturas por meio do uso de água bruta.

 

O investimento para a construção foi de mais de R$ 2 milhões entre recursos do Governo do Estado e da Administração Municipal que também doou o terreno – que tem valor estimado de R$ 2,5 milhões.

 

O prédio entregue no dia 27 de julho possui 33 ambientes, sendo projetado especialmente para o trabalho da Corporação. Conforme projeto executado, a nova sede conta com espaço para central de atendimento, estacionamento das viaturas, alojamento, refeitório, salas administrativas, salas de treinamento, área para atividades físicas, sistema de abastecimento para viaturas, gerador de energia, entre outras dependências e estruturas.