Grêmios estudantis se unem para evento nesta sexta-feira

A Escola Estadual Prof Ulisses de Oliveira Valente, situada na região central, promove nesta sexta-feira, a partir das 8h30 até as 17h30, a 1ª Feira ASC (Ambiental, Social e Cultural) \"Valente Santa Bárbara\". A iniciativa tem a parceria do grêmio estudantil da Escola Estadual José Gabriel de Oliveira. 

 

A iniciativa surgiu para fomentar o protagonismo do jovem, uma proposta da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. O objetivo pedagógico é diminuir os índices de violência contra a escola e na escola.

 

Na programação, para participar do evento, a parte social se destaca. A entrada será um litro de leite ou um brinquedo, que serão entregues posteriormente a entidades assistenciais da cidade.

 

Já a área cultural envolve apresentações musicais, workshop de guitarra, mesa redonda debatendo o estudo e perspectiva de Gênero e no período da tarde, batalha de rap e conversa com os jovens sobre os gêneros musicais enfocando o rap, além de exibição de curta metragem proposto por um dos professores de História da instituição. Concomitantemente, ocorrem oficinas de Matemática, artesanato e exposições, destacando ainda a questão ambiental.

 

Na semana passada, outras instituições de ensino da cidade também desenvolveram atividades especiais. No total, as 14 escolas que integram o Programa Escola da Família comemoraram os 13 anos da iniciativa.

 

Instituído em 2003, o programa já promoveu mais de 41 milhões de atividades durante sua história. Atualmente, mais de 2 mil escolas da rede estadual fazem parte do programa, abrindo suas portas aos fins de semana com atividades norteadas pelos eixos do trabalho, esporte, saúde e cultura.

 

Desde a criação do programa, mais de 800 milhões de pessoas já participaram e mais de 41 milhões de oficinas, cursos e atividades já foram oferecidos. Durante o primeiro semestre deste ano foram organizadas e desenvolvidas mais de 1,2 milhão de atividades, para mais de 22 milhões de participantes da comunidade.

 

Dentre as atividades programadas para este mês de comemoração estão torneios esportivos (futsal, tênis de mesa, vôlei e atividades paradesportivas, que antecedem o clima dos jogos Paralímpicos), gincanas com brincadeiras populares, apresentações de capoeira e jiu-jitsu, oficinas de artesanato e serviços sociais para a comunidade, como, por exemplo, corte de cabelo, orientações de higiene bucal, doação de livros etc. Muitas unidades também oferecerão lanches e almoços comemorativos durante o desenvolvimento de projetos com a comunidade.