Autoridades prestigiam inauguração do primeiro CEACC em S.Bárbara

Largueza e Andia estiveram presentes

A Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) com apoio do Instituto Ronald McDonald inaugurou, no último domingo, o primeiro Centro de Apoio à Criança com Câncer (CEACC) de Santa Bárbara d\'Oeste. O evento contou com a presença do atual prefeito, Luís Vanderlei Larguesa, do prefeito eleito Denis Andia e de autoridades do município.

O espaço conta com 280 metros quadrados e oferecerá atendimento de assistente social, psicólogo e fisioterapeuta, além de áreas dedicadas ao lazer e administração. O projeto teve o apoio do Instituto Ronald McDonald, que investiu R$ 283.770,19 nas obras, por meio de recursos arrecadados em campanhas do McDia Feliz e dos cofrinhos presentes nos caixas dos restaurantes da rede.

De acordo com a presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Neide Simões de Souza Oliveira, a parceria com a rede Mc Donald\'s tem 15 anos. \"Essa parceria foi a pedra fundamental para a concretização deste sonho. Só tenho a agradecer a todos os envolvidos\", disse. Para Eder Bornelli e Adriana Fonseca, representantes da rede Mc Donald\'s, a entrega do CeAC é uma grande emoção. \"Este Centro permite oferecer apoio à criança\", disse Bornelli.

O prefeito Luís Vanderlei Larguesa também parabenizou a entrega da obra. \"É uma satisfação estar aqui. Não é apenas um prédio que é entregue, mas é a representação de uma causa, de uma luta\", disse.

O CEACC pode ser concretizado a partir de um pedido da Rede Feminina de Combate ao Câncer da região. A instituição, que inicialmente fazia campanhas para compra de medicamentos para pessoas carentes, passou a se engajar na luta contra o câncer infantojuvenil em 1995. Atualmente, a rede atende 25 crianças, oferecendo transporte para hospitais, cestas básicas e atenção à família. Um espaço dedicado ao lazer dos pequenos pacientes era um sonho antigo.

\"Fazíamos encontros com as crianças e seus familiares na casa de uma das voluntárias. Percebíamos que as mães trocavam ideias, as crianças se divertiam muito. Com o centro, elas poderão passar horas se distraindo, brincando e ouvindo histórias, sempre juntas\", comemorou a presidente.

O apoio do Instituto Ronald McDonald se deu por meio do Programa Atenção Integral, que tem o objetivo de contribuir para a atenção à saúde de crianças e adolescentes com câncer visando elevar as taxas de cura da doença. \"Nos orgulhamos em contribuir com um projeto tão relevante para crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer na região. Ações como esta são um diferencial para agregar qualidade de vida durante o tratamento\", afirma Francisco Neves, superintendente do Instituto Ronald McDonald.

O prefeito eleito de Santa Bárbara d\'Oeste, Denis Andia, a secretária de Cultura e Turismo, Maria das Graças de Camargo e representantes de entidades do município também prestigiaram a inauguração.