Barbarenses recebem homenagem ao Dia do Profissional de Educação Física em SP

O Conselho Regional de Educação Física da 4ª Região (CREF4/SP) realiza hoje a comemoração ao Dia do Profissional de Educação Física. O evento acontecerá em Sessão Solene no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. No evento, os barbarenses Vinícius Furlan, Luciana Lino e Kiko de Lima serão homenageados.


Na ocasião será entregue pela primeira vez a “Comenda do Estado de São Paulo CREF4/SP – Ordem da Educação Física e a Medalha de Mérito aos Profissionais de Educação Física indicados pelos deputados integrantes da Comissão de Assuntos Esportivos da ALESP e pelos Conselheiros do CREF4/SP.


Além dos barbarenses, hoje serão homenageados mais de 100 profissionais de Educação Física de diversas regiões do Estado de São Paulo. A comemoração na “Casa do Povo” é fruto de uma parceria com a Comissão de Assuntos Esportivos da ALESP, cujo presidente é o Deputado Hélio Nishimoto.


O evento na ALESP é a comemoração oficial do Estado de São Paulo. O CREF4/SP também criou a Rede Integrada de Eventos Comemorativos ao Dia do Profissional de Educação Física, que tem por objetivo comemorar em todos os municípios do Estado o Dia do Profissional. 


Segundo informações do CREF4/SP, muitos municípios já instituíram o Dia do Profissional de Educação Física, a Semana da Educação Física, e realizam várias comemorações enaltecendo a importância desses profissionais na manutenção da saúde e qualidade de vida dos cidadãos.


Em Santa Bárbara d’Oeste a categoria luta pela ilegalidade de pessoas que se passam por profissionais sem formação acadêmica e licenciamento do CREF. Uma campanha foi organizada pela União das Academias de Santa Bárbara d’Oeste alertando a população quanto aos riscos à saúde.


O Dia do Profissional de Educação Física é celebrado hoje por ser a data de regulamentação da profissão pela assinatura da Lei Federal nº 9.696 em 1998. A partir dessa lei as atividades de Educação Física e a designação de Profissional de Educação Física passaram a ser prerrogativas dos profissionais regularmente registrados nos Conselhos Regionais de Educação Física.


Para tal, passou-se a exigir diploma obtido em curso de Educação Física, oficialmente autorizado ou reconhecido e/ou os que, até a data do início da vigência desta Lei, tenham comprovadamente exercido atividades próprias dos Profissionais de Educação Física, nos termos estabelecidos pelo Conselho Federal de Educação Física.


Definiu também as competências do Profissional: coordenar, planejar, programar, supervisionar, dinamizar, dirigir, organizar, avaliar e executar trabalhos, programas, planos e projetos, bem como prestar serviços de auditoria, consultoria e assessoria, realizar treinamentos especializados, participar de equipes multidisciplinares e interdisciplinares e elaborar informes técnicos, científicos e pedagógicos, todos nas áreas de atividades físicas e do desporto. E assim foram também criados o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Educação Física.