Rede Feminina vai inaugurar o Projeto Plantar

A Rede Feminina de Combate ao Câncer vai inaugurar na próxima sexta-feira, dia 21 de julho, o Projeto Plantar, que será executado no Espaço Dona Rosinha Wakabara. A iniciativa terá apoio técnico da Apasb (Associação Pró-Ambiente de Santa Bárbara d´Oeste). 


O Projeto Plantar é uma forma de promover o cultivo da terra, em pequenos espaços, com baixos custos e reaproveitamento de materiais recicláveis, de forma a engajar pessoas que tencionem obter saúde, sustentabilidade através dessa prática; preservar o meio ambiente; ser multiplicador dos conhecimentos adquiridos. Terá como produto final a construção de uma Horta Suspensa de Temperos e Ervas-Medicinais e um Jardim Sensorial. 


Os responsáveis pelo Projeto, representando a Apasb, Paulo Bachin e Dionéa Fronza, destacam que  a vida urbana tem distanciado as pessoas de hábitos do cultivo de horta e jardins por vários motivos, que vão desde a falta de tempo e de espaço físico até o acumulo de atividades do dia a dia. Entretanto, salientam os benefícios que os alimentos produzidos em hortas caseiras, construídas com técnicas apropriadas, trazem para a saúde. 


“Os temperos podem enriquecer nossa culinária e evitar inclusive o uso excessivo de sal e óleo. As flores podem alimentar insetos, pássaros, animais e humanos; fornecem medicina natural a humanos e alguns animais, além de ajudar na reprodução das plantas atraindo polinizadores externos. Desta forma, o projeto, em parceria com a Rede Feminina, visa capacitar os participantes para a construção de hortas em suas residências ou comunidade, orientar para uma mudança de hábitos alimentares saudáveis e trazer à consciência informações de preservação do meio ambiente”, informaram. Paulo Bachin, ambientalista complementa dizendo que projetos desse tipo, aberto à comunidade, promovem o exercício da cidadania e da educação ambiental, assim como despertam a responsabilidade, cooperação e iniciativa própria para a prática do bem comum. 


Carla Bueno, superintendente da Rede Feminina, esclarece que objetiva-se, com essa capacitação, proporcionar aos envolvidos um momento de convivência e fortalecimento de vínculos pela ação participativa, sugerir alternativas que incorporem hábitos de plantio e cuidado com as plantas, além do conhecimento dos seus benefícios à saúde e como utilizá-las; resgatar valores socioculturais, despertando a preocupação com o meio ambiente por meio da reutilização de materiais descartados, na construção de recipientes artisticamente trabalhados e desenvolver a criatividade como forma de potencializar as emoções e buscar uma melhor qualidade de vida. 


O projeto terá encontros semanais, de duas horas cada. Os interessados deverão se inscrever, para que seja haja tempo hábil para a provisão de materiais envolvidos. Pessoas acima de cinco  anos poderão participar, sendo menores de 10 anos, somente acompanhados de pais ou responsáveis. 


O primeiro encontro terá como atividade principal uma Roda de Conversa para troca de experiência sobre o conhecimento prévio que cada um tem sobre o assunto e para equalização geral do Projeto. Os encontros seguidos serão de limpeza do local, preparação do solo, pintura nas paredes, instalação de buchas nas paredes, preparação dos vasos, preparo das mudas, plantio e orientações sobre manutenção da horta. Haverá no cronograma momento de palestra e culinária utilizando produtos da horta construída. Ao final será feito um encontro com exposição de fotos, depoimentos dos participantes, confraternização, entrega de certificado. Não haverá custo financeiro para o participante. 


Pessoas interessadas em doar material para o Projeto poderão doar materiais para decoração como vasos, pedras, bambus, cachepot, grama, cordas, pallets, caixa de madeira, tambor, dentre outros; materiais recicláveis como pneu, garrafa pet cor verde, galões de agua, dentre outros e mudas de Plantas de tempero: Alecrim, cebolinha, hortelã, manjericão de  jardim, menta, orégano, basilicão, boldo de arvorezinha, cavalinha, chambá. Plantas Medicinais: Falso-boldo, Gengibre, Gerânio-medicinal, Guaco, Maranta, Patchouli,  Bogari, Cravo. Plantas de Perfume: Jasmim Estrela, Madressilva, Mini-gardênia, Kalanchoe, Espada de São Jorge. Plantas de Texturas Variadas: Espadinha-anã, Gasteria, Jacaré, Lança-de-são-jorge, Roel, Aguapé ou jacinto-d'água, Flores-vermelhas. Plantas Aquáticas: Ninféia ou nenúf, Pinheirinho-d'água, Santa-luzia ou alface-d'água. 


As inscrições vão até o dia 19/07/2017.Mais informações e inscrições, pelo telefone: (19) 3628-1992, com a Assistente Social Letícia, no Espaço Dona Rosinha Wababara, à Rua Pedro Álvares Cabral, 346 – Vila Santa Terezinha, ao lado da Sede do Rotary Club, a uma quadra da Avenida Tiradentes.