Alfaiataria: como não errar ao usar

Não é de hoje que os conjuntos de alfaiataria fazem sucesso, principalmente entre as famosas. Mas é certo que, dessa vez, essa tendência veio para ficar. Se você pensa que esse estilo está limitado aos homens, se enganou. Hoje em dia essa definição tomou uma nova forma.


A alfaiataria nasceu na Europa entre os séculos XII e XIV. O nome era utilizado para todas as roupas produzidas por um alfaiate, costureiros de roupas requintadas e clássicas. As peças eram confeccionadas somente para os nobres, então custavam muito caro. No reinado de Luís XIV na França, a alfaiataria foi utilizada como um divisor de classes. Peças de alfaiataria diferentes só poderiam ser usadas por determinadas pessoas que ocupavam certos cargos na sociedade.


Somente no começo do século XIX a alfaiataria começou a ser introduzida no guarda-roupa feminino. Foi quando o uso de duas peças, denominado Tailleur, se popularizou. Já durante a primeira guerra mundial, quando as mulheres tiveram que assumir os postos de trabalho dos homens, as peças de alfaiataria começaram a ser mais adquiridas pelo público feminino. Foi então que elas começaram a usar as calças de alfaiataria, para facilitar a movimentação durante o trabalho.


A estilista Coco Chanel chegou nos anos 1920 para popularizar a alfaiataria feminina de vez. Ela traz um novo estilo de Tailleur, com um casaquinho solto e saia reta abaixo do joelho. A forte influência de Chanel tornou essa tendência atemporal. Após toda a história e modificações, o conceito de alfaiatara mudou. As peças feitas sob medida e exclusivas para um determinado tipo de classe social, mudaram para peças com o mesmo acabamento, mas com medidas padrão, propondo se adequar a todos. Porém, ainda mantendo a elegância, que é a proposta original do conjunto.


Apesar da peça ser direcionada para todos, a alfaiataria exige um certo requinte e elegância de seu usuário. Para você optar por essas peças sem medo de errar, vamos dar algumas opções de alfaiataria.


Combinação clássica: a calça e blazer de alfaiataria é a combinação mais clássica desse estilo. É elegante, requintada e serve tanto para homens como para mulheres. Hoje em dia não encontramos essa combinação apenas em tons neutros, mas também em cores mais vivas e descoladas. Porém o conjuntinho preto sempre é a peça coringa para esse conjunto de alfaiataria. Se você quer ousar um pouco no clássico, vale usar uma calça estampada com um blazer preto e blusa branca, para não errar. Nesse caso, opte por uma sandália mais neutra para acertar de vez no look.


Hoje em dia também encontramos diversas opções de shorts em alfaiataria. Como brasileiras, nós adoramos um shortinho. E os de alfaiataria são lindos e servem para qualquer ocasião. Quando o clima estiver mais fresco, você pode optar por um shorts em alfaiataria com uma camisa social de tecido fino. Pode até acrescentar uma meia-calça ao look, para deixa-lo mais elegante. Nos pés, os saltos ou sandálias são mais indicados. Mas, se você não gosta de salto ou quiser optar por um modelo mais baixo, pode usar um Oxford ou mocassins que surtirão o mesmo efeito.


O pretinho básico na alfaiataria, apesar de ser peça coringa, já recebeu várias alterações. As peças em alfaiataria colorida tomaram conta das ruas no último verão. As peças coloridas são indicadas para as mais ousadas. Se você não gosta de misturar cores, foque em uma cor mais forte para as peças, e deixe o resto do look mais sóbrio.


Sabendo combinar, a alfaiataria cabe em qualquer ocasião. Os ambientes de trabalho são os mais indicados para abusar dessa tendência. Sempre lembrando que, a ideia do conjunto em alfaiataria é passar elegância e requinte. Então vale usar o bom senso sempre, para não pecar no uso dessas peças. As informações são da Ritual Oficial.