Feminicídio será debatido no Fórum da Cidadania hoje

O Fórum da Cidadania, em parceria com o Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos da Mulher de Santa Bárbara d´Oeste, Coletivo das Mulheres Carolina Maria de Jesus e demais seguimentos organizados do município, irão discutir hoje (18/09) o tema Feminicídio no Brasil. O evento acontecerá a partir das 19h30 na Rua Cuiabá, 628, bairro Cidade Nova. 

O assunto ganhou destaque no município após a morte de duas jovens: Bruna Dessordi, de 19 anos, e Lorena Pessoa, de 29 anos,  que foram assassinadas pelos seus ex-companheiros na cidade. Diante dos fatos, a advogada Mariana Magalhães preocupada com o aumento desse crime, organizou um Ato no último dia 10 de setembro na Praça Dona Carolina (Fórum), com a presença de aproximadamente 40 pessoas. A advogada Mariana estará presente no debate. 

O ex-vereador e coordenador do Fórum da Cidadania, Antônio Pereira, esclareceu que o feminicídio é a prática da violência contra a mulher somente pelo fato de ser mulher, uma prática que está enraizada em nossa cultura, porém um tema pouco conhecido e debatido em nosso meio. “O Brasil é o sétimo país na pratica deste tipo de violência e isso vem refletindo consideravelmente em nosso município. Por esse motivo sua presença nesse debate é de suma importância para juntos planejarmos ações concretas para tirar nosso país e nossa cidade desse triste grau das estatísticas”, disse. 

Quem vai estar nos assessorando no assunto é a Reverenda Ione da Silva, presidente do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos da Mulher de Santa Bárbara. Pastora da Igreja Metodista desde 1978. Mestre em Ciências da Religião pela Umesp. Especialista em Missão e Teologia Urbana pela Sheffield Universitário UK. Pastoral Universitária da Unimep, Professora Universitária. Participou do NETMAL (núcleo de estudos de Gênero da UMESP). Participou da terceira e quarta conferências municipal, estadual e nacional de políticas para as mulheres. Participou das Cebs, Cebi. É conferencista sobre políticas para as mulheres e violência contra a mulher, autora do artigo sobre violências contra mulher é políticas públicas do livro: Sagrado e Violência. Participa da Câmara Metropolitana de Campinas de políticas para as mulheres.