Primavera começa nesta sexta-feira

A primavera tem início nesta sexta-feira (21/09), às 17h02, no Hemisfério Sul. Nesta época do ano, tudo fica mais florido e alegre. O primeiro dia da nova estação é marcado pelo dia e noite com a mesma duração. A previsão para hoje é de tempo seco. No fim de semana, com a passagem de uma frente fria, haverá o aumento de nuvens com possíveis pancadas localizadas, especialmente a partir de domingo, conforme dados do Cepagri (Centro de Pesquisas Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp. 

A nova estação irá durar precisos 89 dias, 20 horas e 26 minutos, conforme informações do   astrônomo Carlos H. A. Andrade, do Observatório Municipal de Americana (OMA). “Quando o Sol na constelação da Virgem cruzar o Equador Celeste nesta sexta-feira, dia 22, às 17h02, estará acontecendo o início da Primavera no hemisfério sul, e concomitantemente o Outono no hemisfério norte. Do latim, Prima Verna - ou Primeiro Verão, a Primavera é a primeira das estações do ano, e como as outras, é produto da inclinação de 23° 27´ do eixo de rotação da Terra sobre o plano de sua órbita. Sem essa inclinação, não existiria o fenômeno das Estações do Ano em nosso planeta”, informou.


Tempo 

Com o fim do inverno, as condições do tempo já começam a mudar para receber a estação das flores. De acordo com a Somar Meteorologia, a primavera deve ser marcada pelo retorno das chuvas a áreas que passaram por um longo período de estiagem neste inverno.  Na faixa central do país, a tendência  é de que as precipitações se regularizem aos poucos ao longo da primavera, com volumes que ficam próximos ou até mesmo acima da média no Sudeste, e dentro da média no Centro-Oeste. A chuva atinge inclusive os locais que passaram por estiagem severa durante o inverno.


Equinócio 

Segundo Andrade, é na Primavera e no Outono que ocorrem os chamados Equinócios (do latim, Aequinotium - ou dia igual à noite). De fato, nesta sexta-feira o dia e a noite terão respectivamente 12 horas de duração. A partir daí o Sol gradativamente estará iluminando mais o hemisfério Sul, provocando com isto o aumento das horas de insolação, que culminará em 21 de dezembro por ocasião do solstício de Verão, que ocorrerá às 13h28, quando então teremos o dia mais longo do ano.

Ele salientou que  o Sol nasce à Leste e se põe à Oeste apenas e tão somente durante os Equinócios. Nos demais 363 dias do ano, o Sol nasce no chamado “quadrante Leste” e se põe no “quadrante Oeste”, mas não exatamente em seus respectivos pontos cardeais. Em nossa região o Sol irá nascer nesta sexta-feira às 05h59, e se por às 18h02. A passagem meridiana irá ocorrer às 12h02. “O fenômeno das estações do ano oferece, ainda, uma excelente oportunidade para que as escolas trabalhem o assunto com os alunos, ampliando conhecimentos sobre o planeta em que vivemos”, orientou. 


O Céu da Primavera

Apresenta constelações e objetos notáveis. Alto no céu pontificam as constelações do Sagitário, Escorpião e Capricórnio. No hemisfério sul, o Cruzeiro do Sul vai se despedindo dos olhares, assim como o Centauro e outras constelações austrais. Quanto aos planetas, o único a ser observado nessa época é Saturno na constelação de Ofiúco, que domina o céu desde as primeiras horas da noite. Estrelas múltiplas, nebulosas e cúmulos estelares são apenas algumas das atrações da nova estação.


OMA

Para observar todas essas maravilhas do céu da Primavera, as pessoas devem se dirigir ao Observatório Municipal de Americana (OMA), órgão da Secretaria de Cultura e Turismo da prefeitura. As visitas públicas acontecem às sextas-feiras, das 19h00 às 23h00, com entrada franca, desde que hajam boas condições atmosféricas. Com tempo nublado ou chuvoso, o OMA não abre suas portas.

Recentemente o Observatório recebeu seu novo telescópio, um dos mais potentes e modernos do mercado, que está sendo usado junto aos visitantes nas noites propícias à observação. O acesso à cúpula é proibido à crianças menores de 5 anos, mas os pequenos podem observar os astros através dos telescópios externos, que também oferecem belíssimas imagens.Sessões de vídeo e bate-papo astronômico ajudam a cumprir uma ampla e completa programação. O acesso ao OMA se dá pelo portão principal do Jardim Botânico Municipal. 

Mais informações pelo telefone (19) 3407-2985