Jardim Europa 4 recebe hoje a campanha “Todos Juntos Contra o Aedes Aegypti”

A Campanha “Todos Juntos Contra o Aedes Aegypti” segue hoje nos imóveis do bairro Jardim Europa 4. A iniciativa, promovida pela Prefeitura de Santa Bárbara d´Oeste, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, seria realizada no último sábado, dia 11, no bairro, no entanto precisou ser transferida devido ao mau tempo. Caso chova novamente, ela pode ser transferida novamente para o próximo sábado.

A ação está prevista para ocorrer das 8 às 14 horas, onde os agentes de controle de endemias e agentes comunitários de saúde farão visitas casa a casa com orientações aos moradores e retirada de possíveis criadouros do mosquito. Um caminhão estará no local para transportar os materiais recolhidos.

A Campanha foi retomada no último mês, com o objetivo de intensificar as ações de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela urbana no município. Desde então, foram visitados aproximadamente 3,3 mil imóveis aos sábados, com orientações aos moradores e retirada de cerca de 250 quilos de possíveis criadouros do mosquito. 

A Prefeitura segue diariamente com ações de controle do vetor realizadas pelos agentes de controle de endemias, como as visitas domiciliares para inspeção e orientação à população quanto às medidas preventivas, bloqueio, controle e retirada de criadouros, nebulização e bloqueio de transmissão, visita a pontos estratégicos e imóveis especiais, busca ativa de suspeitos e atividades de informação, educação e comunicação à população.

Entre as ações de prevenção, a Administração Municipal alerta a população para tampar reservatórios de água - como cisternas, caixa d'água, tanques e fossas -, manter as calhas limpas, armazenar garrafas com o bico voltado para baixo, manter pneus cobertos evitando acúmulo de água, manter o quintal limpo, roçado, removendo lixo e entulhos, armazenando-os em recipientes adequados e depois os destinando à coleta.

A população também deve descartar pratinhos de plantas, lavar com bucha recipientes de alimentos de animais domésticos pelo menos uma vez por semana, abrir portas e janelas quando a nebulização estiver sendo feita na rua e nunca deixar de atender em casa o agente de saúde.