Cinco barbarenses presos em operação contra quadrilha de furto de cargas

Uma operação realizada pela Polícia Civil de Cordeirópolis prendeu 15 suspeitos de integrar uma quadrilha que é  especializada no desvio de cargas transportadas no interior de São Paulo. Segundo a investigação, foram presos donos de transportadoras, motoristas de caminhão e proprietários de barracões onde as cargas eram escondidas.

Foram expedidos 20 mandados de prisão temporária e 20 de busca e apreensão em São Paulo, Campinas Araras , Limeira , Santa Bárbara d'Oeste , Itatiba, Santa Cruz das Palmeiras , Santa Cruz da Conceição , Rio Claro , São Roque , Sorocaba , Uberaba (MG) e Poços de Caldas (MG).

Cinco dos suspeitos são de Santa Bárbara d'Oeste, três de Araras, dois de Campinas, dois de Itatiba e dois de Limeira. Além disso, São Paulo, Sorocaba, São Roque, Poços de Caldas, Uberaba e Santa Cruz das Palmeiras abrigam um suspeito cada.Os nomes dos cinco barbarenses presos não foram divulgados. 

Até a tarde de ontem 15 pessoas haviam sido detidas, cargas recuperadas e armas apreendidas. Segundo a investigação, dois dos suspeitos foram presos na quarta-feira e um deles era o responsável pela organização do esquema. O homem, apontado como líder da quadrilha, foi preso em Araras.

A quadrilha envolvia empresários de pequenas empresas transportadoras de carga, que eram contratados por grandes transportadoras para realizar fretes. Os próprios motoristas destas transportadoras desviavam a carga, levavam para galpões e depois registravam Boletim de Ocorrência por roubo de carga.

O esquema visava todo o tipo de carga, segundo a investigação. Foram localizadas sucatas, bebidas, alumínio e outros metais. Como as grandes transportadoras não têm caminhões suficientes para atender a demanda de fretes, terceirizam parte do trabalho para outras empresas, dentre elas as apontadas como participantes do esquema.

Além da prisão dos empresários e motoristas, dois donos de barracões, sendo um de Araras e outro de Leme, foram presos ontem. Eles permitiam que as cargas fossem escondidas nos imóveis.

Todos os presos temporários e as cargas recuperadas são levadas para a delegacia de Cordeirópolis. Os homens responderão por furto qualificado, receptação e organização criminosa. 

Há cinco meses 

A apuração ocorreu após um caso de roubo de carga em Cordeirópolis. O empresário de Campinas, vítima da quadrilha, registrou um boletim de ocorrência por roubo de carga de sucata em junho. A partir da investigação da Polícia Civil, descobriu-se a atuação de donos de transportadoras.

Há dois meses, um outro suspeito foi preso em um barracão em Santa Cruz das Palmeiras. No local, além da carga desviada, os investigadores encontraram revólveres, pistolas, fuzis e munição para as armas.

Segundo a Polícia Civil de Cordeirópolis, a apuração continua, agora, para esclarecer se a quadrilha atuava também no roubo de cargas, fato que não foi apontado até esta operação.