Sônia Barros vence Prêmio Paraná de Literatura 2017

A barbarense Sônia Barros venceu o Prêmio Paraná de Literatura 2017, um dos mais importantes concursos literários do país. Sônia, que já havia vencido em 2014 com o livro "fios", é a vencedora deste ano novamente, na categoria poesia.  Seu livro inédito "Tempo de dentro" foi selecionado entre 953 concorrentes. Ao todo, foram mais de dois mil inscritos nas categorias: romance, conto e poesia. Todos com pseudônimo, para que a identidade do autor não fosse conhecida nem pelos jurados, sendo revelada apenas depois da seleção e escolha final. 

O júri foi composto por nove membros, todos especialistas em literatura: professores, escritores e críticos literários. A comissão foi presidida por Rogério Pereira, diretor da Biblioteca Pública do Paraná. Pereira destacou o expressivo número de concorrentes nesta primeira edição com inscrições online. “Depois de se consolidar como um dos concursos literários mais democráticos e acessíveis do Brasil, o Prêmio Paraná agora se firma como um dos maiores também”, afirma. Para ele, o concurso estreita o diálogo cultural do Paraná com os outros estados do país e fortalece a literatura brasileira como um todo.

Para Sônia Barros, que é conhecida em todo o país por sua obra infanto juvenil, "vencer esse prêmio por duas vezes consecutivas consolida também a carreira de poeta e escritora para o público adulto". Este ano Sônia está completando 20 anos de carreira, com vinte títulos publicados e vários prêmios recebidos.


Vencedores: 

O júri apontou Setenta, de Henrique Schneider (RS), como o melhor romance (prêmio Manoel Carlos Karam). A bandeira de Cuba, de Marcelo Degrazia (RS), venceu a categoria contos (prêmio Newton Sampaio). E Tempo de dentro, de Sônia Barros (SP), foi o destaque entre as obras de poesia (prêmio Helena Kolody). O vencedor de cada categoria terá seu livro publicado pela Biblioteca Pública do Paraná com lançamento em Curitiba no primeiro semestre de 2018.