Cuidados com a depilação no verão

Basta o verão chegar para que a preocupação com a depilação aumente. Afinal, as altas temperaturas abrem portas para praia, piscina, trilhas e caminhadas onde o uso de roupas mais fresquinhas deixam o corpo livre todos os dias. Mas você sabia que uma pele depilada e exposta ao sol sem proteção pode ficar manchada ou flácida? Seja com lâmina, cremes depilatórios, linha ou cera, os raios solares podem aumentar a pigmentação da pele e deixar a camada superficial da derme mais sensível que o normal. Confira os cuidados e saiba a maneira correta de se proteger do sol.

É natural que ao retirar os pelos de qualquer área do corpo, a pele fique mais sensível - sejam os pelinhos da perna, da virilha, das axilas ou do buço. Isso porque, além de remover os pelos, a maioria das técnicas de depilação remove, também, células de proteção da pele. Assim, ao se expor ao sol, os raios UV são capazes de queimar a pele, além de deixar a área depilada vermelha e com risco de manchas por aumentar a pigmentação do local.

No caso da depilação com cera, por exemplo, a camada superficial da pele é totalmente retirada, deixando a área desidratada e altamente sensibilizada. Até mesmo áreas depiladas com linha, que costuma ser uma técnica leve, precisam de proteção porque o acessório esfolia e tira o pelo da raiz, deixando os folículos sensíveis. Já a depilação com lâmina, em casa, também pode deixar a área sensível e escura porque remove, também, algumas células de proteção da pele, abrindo espaço para irritações e inflamações.

A indicação número 1 é esperar um ou dois dias após a depilação para tomar sol, mas com as altas temperaturas, é mesmo difícil não expor demais a pele do corpo. É por isso que é fundamental usar um protetor solar assim que terminar a depilação: para as pernas e axilas, a dica é usar as versões corporais com FPS igual ou maior do que 30. Vale escolher a textura em creme, que é mais hidratante e ajuda a pele depilada a se recuperar mais rápido, além de não ficar escurecida.

Já para quem depila o buço, um filtro solar próprio para o rosto é fundamental, além de ser imprescindível que ele tenha um FPS alto: se você tem a pele clara, escolha filtros com FPS igual ou maior do que 50; se você é morena ou negra, está liberado proteger a pele com um protetor de FPS 30. Dica: No dia em que for fazer a depilação, leve um protetor solar na bolsa. Assim, você evita queimaduras ou sensibilidade logo de início. 

Além do filtro solar com FPS alto, uma outra opção para quem depila o buço ou outras partes do rosto é proteger a pele depilada com um creme anti-idade. Esses produtos costumam ter FPS e ativos que protegem a pele da flacidez que a exposição solar pode causar a médio ou a longo prazo. A única atenção é com os ativos que não combinam com o sol: se o creme tiver Retinol ou ácido hialurônico na fórmula, é importante combinar um protetor solar durante o dia. Já componentes como Pro-Xylane ou Niacinamida estão liberados: o primeiro recupera a pele porque age diretamente nas fibras de colágeno, enquanto o segundo evita manchas por regular a produção de melanina. 

Outro cuidado importante com a pele depilada durante o verão é evitar usar o bronzeador. Ele pode ser perigoso porque a depilação também remove a cor superficial da sua pele. Já reparou que a área fica mais clara quando depilada? Assim, ao passar o bronzeador, o produto pode ativar a melanina da área, fazendo com que a pele fique manchada.