Reclamações de mato alto aumentam

O número de reclamações de mato alto aumenta neste período do ano em Santa Bárbara d’Oeste. As altas temperaturas e as chuvas comuns do verão favorecem o crescimento da vegetação. A Prefeitura explica que as demandas são inseridas no cronograma e equipes atuam em diversos pontos da cidade.

“O mato vem gerando desconforto em relação à segurança dos moradores. Ratos, aranhas e escorpiões são encontrados com frequência por aqui. Já solicitamos a limpeza, mas a Prefeitura alega que o número de demandas nesta época do ano é grande e equipes estão trabalhando por toda a cidade”, disse o morador do Cidade Nova II em referência a Avenida Tenente João B. Caetano. 

Em calçadas, a Prefeitura explica que a responsabilidade é do proprietário do local. O setor de Fiscalização de Obras e Posturas, que faz a fiscalização das calçadas explicou que para a limpeza do local, o proprietário tem prazo de até 15 dias para executar. Já o prazo para reparos em calçada é de até 30 dias e para a construção, o prazo é de 60 dias. 

“É proibido obstruir as vias públicas, inclusive as calçadas, passível de autuação. Somente com autorização da Prefeitura é possível utilizar as vias públicas em até 50%. O restante deve estar livre para a passagem”, explica. “Se houver material de construção na calçada, o FOP faz a orientação para a retirada e dá prazo de 3 a 24 horas”, informa.

A Secretaria de Meio Ambiente informou por meio de nota que programará a limpeza no local. A Administração Municipal destacou ainda que em caso de denúncias e reclamações, a população pode protocolar suas solicitações por meio da Ouvidoria da Prefeitura, pelo telefone 156. O serviço é encaminhado ao departamento competente e é inserido na programação do setor. 

Caso a população perceba algum animal peçonhento próximo a sua casa, deve comunicar o CCZ, no telefone (19) 3454 4020. Em caso de entulho ou mato alto, é possível registrar a demandas para a limpeza pública ou fiscalização de terrenos particulares, por meio da Ouvidoria da Prefeitura, pelo número 156.