Comércio de Americana vai abrir em três feriados de 2018

O calendário do horário especial do comércio de rua de Americana – centro e bairros – nas principais datas comemorativas e feriados de 2018 já está definido. A ACIA (Associação Comercial e Industrial de Americana) divulgou a abertura especial nos feriados de Tiradentes, Nossa Senhora Aparecida (Dia das Crianças) e Consciência Negra. Santa Bárbara d’Oeste definirá o calendário especial no dia 24.

A definição de abertura dos estabelecimentos é resultado de negociação e acordo assinado entre os sindicatos da categoria: Sincomercio (Sindicato dos Lojistas e do Comércio Varejista de Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara d’oeste) e Sincomerciários (Sindicato dos Empregados do Comércio de Americana, Nova Odessa e Cosmópolis). A ACIA realizou, em outubro, uma reunião com empresários e comerciantes para discutir sugestões para o horário de funcionamento das lojas e encaminhou proposta para os sindicatos envolvidos.

“Assim como em todos os outros anos, as empresas que estiveram presentes na reunião indicaram as datas do calendário de 2018 e, com base nas sugestões, nós encaminhamos aos sindicatos envolvidos. Eles fizeram os acordos para estabelecer oficialmente o calendário deste ano, que constará na convenção coletiva da categoria”, explicou o presidente da ACIA, Dimas Zulian.

O comércio estará fechado no Carnaval, dia 13 de fevereiro; Sexta-Feira Santa, 30 de março; Dia do Trabalho, 1º de maio; Corpus Christi, 31 de maio; Dia do Padroeiro, 13 de junho; Revolução Constitucionalista, 9 de julho; Independência do Brasil, 7 de setembro; Finados, 2 de novembro e Proclamação da República, 15 de novembro, além do Natal e Ano Novo.

As lojas abrirão com horário especial no feriado do dia 12 de outubro, Nossa Senhora Aparecida e Dia das Crianças; Consciência Negra, 20 de novembro e Tiradentes, 21 de abril. O horário será das 9h às 15h. Também haverá horário estendido nas datas que antecedem o Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, Dia das Crianças e Natal e Ano Novo.