Represa São Luiz recebe manutenção preventiva

O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste trabalha na manutenção e reforma do sistema de comportas da represa São Luiz com a finalidade de manter o bom funcionamento das mesmas em casos de eventuais necessidades, pois elas permanecem fechadas por um longo período. Além de poder atuar no controle da vazão de água na bacia do Ribeirão dos Toledos, as comportas permitiram a São Luiz um aumento em 50% na sua reservação, o que representa 1 bilhão de litros a mais de água represada.

A ação é de cunho preventivo e é desenvolvida pela Diretoria de Gestão de Recursos Hídricos da autarquia, que iniciou os trabalhos no começo deste mês, quando a represa estava abaixo do nível do vertedouro, o que é natural para este período pós-estiagem, servindo agora, com as chuvas, como amortecimento e segurança à bacia no caso de possíveis índices pluviométricos altos.

Os serviços nas comportas compreendem a substituição de parafusos e cabos de aço, lubrificação, limpeza das placas de aço e, por fim, a pintura. O procedimento se encontra no processo de pintura da parte traseira das placas, estando a parte da frente, onde há o contato com a água, já finalizada. 

Com as últimas chuvas que caíram na cidade, tendo um índice registrado neste mês, até o dia 16, de 103,7 milímetros de chuva, o volume da represa São Luiz voltou a aumentar e as águas já atingem as placas das comportas, tomando novamente toda a área do vertedouro.

A represa São Luiz é uma das três represas de reservação de água para o abastecimento público em Santa Bárbara, todas localizadas em áreas rurais. Suas águas formam uma quarta represa, a Represinha do Jardim Santa Alice, que é o ponto de captação e adução da água bruta para as estações de tratamento. O volume total de água das represas soma mais de 10 bilhões de litros.