Monitoras realizam manifesto cobrando adequação salarial

Reforçando a pauta de reivindicação, cerca de 200 monitores da Rede Municipal de Ensino realizaram, ontem, uma manifestação na Praça Central de Santa Bárbara d’Oeste. O grupo reforça o pedido de adequação salarial e a mudança da nomenclatura do cargo para Agente de Desenvolvimento Infantil.

Com cartazes e faixas, os monitores seguiram até a sede da Secretaria de Educação de Santa Bárbara d’Oeste. “O movimento reforça a solicitação da categoria que ainda não recebeu apoio da Administração Municipal e do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais”, afirma uma das monitoras, que prefere não se identificar.

O protesto deu início às 13h30, após o período de aulas. “Não podemos interferir no funcionamento das unidades, por isso o ato foi realizado em horário invertido. Queremos um respaldo das nossas reivindicações, já que aguardamos desde 2016 pela nomenclatura e até o momento não obtivemos nenhum retorno”, destaca. 

A reivindicação da adequação salarial está ligada ao trabalho desempenhado nas unidades escolares. "Nós desempenhamos um papel igual de professora, com exigência de fazermos a parte pedagógica, rotina, avaliações diárias, atividades iguais e com isso queremos um olhar melhor para a nossa categoria, porque se fazemos esse trabalho, queremos um salário mais digno para função e atribuições", disse.

O manifesto que seguiu até a Secretaria de Educação recebeu atenção da secretária da pasta, Tânia Mara da Silva. Após diálogo com as monitoras, uma reunião foi programada com a Administração Municipal para acontecer hoje. “Eles alegam as dificuldades para atender a reivindicação, como a crise financeira do país, a baixa arrecadação do município e o limite da folha de pagamento, mas estamos exercendo um trabalho além de nossas funções”, destacou.

A Prefeitura informou também que no dia 26 de janeiro uma reunião foi realizada e todos os assuntos pautados foram devidamente esclarecidos, havendo o pleno interesse de atendê-los à medida em que a arrecadação volte a melhorar e a Lei de Responsabilidade Fiscal permitir. Atualmente são 434 monitoras. O salário varia de R$ 1.237,38 a R$ 1.637,52.